Pesquisas em Andamento

As pesquisas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) abrangem uma ampla gama de temas relevantes e inovadores na área da saúde, demonstrando um forte compromisso com o avanço científico e a melhoria das práticas médicas. Entre os principais assuntos abordados, destacam-se os estudos clínicos de fase 3, como a avaliação da eficácia e segurança de novos medicamentos e terapias para condições crônicas, incluindo insuficiência cardíaca, diabetes mellitus tipo 2, e doenças renais crônicas. Pesquisas sobre a correlação de biomarcadores e prognóstico em pacientes com doenças cardiovasculares, como o volume do átrio esquerdo e BNP em pacientes chagásicos, também são um foco significativo.

Além disso, há um forte interesse em revisões sistemáticas e metanálises para sintetizar o conhecimento existente sobre temas como a eficácia dos cardioversores-desfibriladores implantáveis e a ablação com campo pulsado para tratamento da fibrilação atrial. Estudos epidemiológicos analisam a prevalência de condições como a morte súbita cardíaca em Goiânia e o perfil epidemiológico de cânceres no Brasil. A pesquisa em saúde de precisão, que investiga a correlação entre perfis genômicos e doenças cardiovasculares, é outro exemplo da abordagem inovadora adotada pela faculdade.

Outros estudos abordam questões de saúde pública e nutrição, incluindo a análise do estado nutricional de crianças e adolescentes e a relação entre ambiente alimentar e doenças crônicas. A telemedicina e a telessaúde são exploradas como estratégias para melhorar a formação e qualificação dos profissionais de saúde, enquanto a saúde mental de populações específicas, como pessoas transgênero e adolescentes durante a pandemia de COVID-19, também recebe atenção significativa.

As pesquisas também incluem ensaios clínicos sobre novas intervenções terapêuticas, como o uso de probióticos na erradicação do H. pylori e o impacto da suplementação nutricional em pacientes com esclerose lateral amiotrófica. A avaliação da qualidade de vida e dos resultados clínicos após procedimentos médicos, como implantes de marca-passo e cirurgias de câncer de mama, é outro tema central.

2022: Em 2022, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) desenvolveu uma série de projetos de pesquisa focados em diversas áreas da saúde. Dentre os projetos destacados, incluem-se o estudo sobre a eficácia e segurança do uso de tirzepatida em pacientes com insuficiência cardíaca e obesidade, coordenado por Aguinaldo Figueiredo de Freitas Junior, e a análise temporal do diagnóstico nutricional de crianças e adolescentes no Brasil, liderado por Renata Machado Pinto. Outro projeto significativo foi o ensaio clínico sobre o uso de probióticos na erradicação do H. pylori, conduzido por Paulo Sergio Sucasas da Costa.

2023: No ano de 2023, a Faculdade continuou a expandir suas pesquisas com estudos inovadores. Entre eles, destaca-se a pesquisa sobre a correlação entre o perfil genômico e as doenças cardiovasculares, coordenada por Aguinaldo Figueiredo de Freitas Junior, e a revisão sistemática sobre a eficácia e segurança do cardioversor-desfibrilador implantável em pacientes com cardiomiopatia hipertrófica obstrutiva, liderada por Antonio da Silva Menezes Junior. Adicionalmente, foram realizados estudos sobre a prevalência de morte súbita cardíaca em Goiânia e a aplicação de simuladores em neurocirurgia para treinamento cirúrgico de residentes e acadêmicos.

2024: Para o ano de 2024, a Faculdade de Medicina da UFG planejou uma série de novos projetos de pesquisa. Destacam-se o estudo sobre a terapia genética em doenças cardiovasculares, coordenado por Antonio da Silva Menezes Junior, e a análise dos distúrbios gastrointestinais funcionais em lactentes, liderada por Cristiane Simões Bento de Souza. Outro projeto relevante é o ensaio clínico de fase III sobre a eficácia e segurança da associação de medicamentos no tratamento da diabetes mellitus tipo 2, conduzido por Daniela Espindola Antunes. Esses projetos refletem o compromisso contínuo da faculdade com a inovação e a melhoria das práticas de saúde.

Em resumo, a Faculdade de Medicina da UFG realiza pesquisas diversificadas e de alta relevância, abordando desde estudos clínicos e epidemiológicos até revisões sistemáticas e inovações tecnológicas, sempre com o objetivo de melhorar a prática médica e a qualidade de vida da população.

Informações sobre Projetos de Pesquisa em andamento na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás podem ser obtidas na Secretaria da Coordenação de Pesquisa.