Ligas Acadêmicas

Uma Liga Acadêmica é uma organização estudantil presente em diversas instituições de ensino superior, especialmente em cursos da área da saúde, como medicina, enfermagem, odontologia, entre outros. Essas ligas são formadas por grupos de estudantes orientados por professores e profissionais especializados, e têm como principais objetivos a promoção do aprofundamento teórico e prático em áreas específicas de interesse acadêmico e profissional.

As ligas acadêmicas oferecem atividades complementares ao currículo regular dos cursos, proporcionando aos alunos a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos e habilidades em áreas específicas da sua formação.

Além das atividades de ensino, muitas ligas acadêmicas desenvolvem projetos de pesquisa e extensão, contribuindo para a produção científica e para a aplicação do conhecimento em benefício da sociedade. Promovem a integração entre ensino, pesquisa e extensão, fundamentais para uma formação completa e de qualidade dos estudantes.

Participar de uma liga acadêmica permite aos estudantes desenvolver habilidades e competências importantes para sua futura prática profissional, como trabalho em equipe, liderança, comunicação, e ética profissional.

As ligas acadêmicas, portanto, desempenham um papel fundamental na formação integral dos estudantes, complementando a educação formal e contribuindo para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da comunidade.

Aqui está uma breve apresentação das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG).

1. Liga Acadêmica de Endocrinologia e Nutrologia (LAEN)
2. Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica
3. Liga Acadêmica de Neurociências
4. Liga Acadêmica de Anestesiologia e Dor
5. Liga Acadêmica de Clínica Médica (CLIMED)
6. Liga Acadêmica de Oncologia (LONCO)
7. Liga Acadêmica de Medicina do Esporte e do Exercício
8. Liga Acadêmica de Diabetes
9. Liga Acadêmica de Pediatria (LAP)
10. Liga Acadêmica de Sexualidade Humana (LASex)
11. Liga Acadêmica de Angiologia e Cirurgia Vascular
12. Liga Acadêmica de Oftalmologia
13. Liga Acadêmica de Urologia
14. Liga Acadêmica de Medicina Intensiva
15. Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular (LaCardio)
16. Liga Acadêmica do Sono e Pulmão (LASP)
17. Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGG)
18. Liga Acadêmica de Transplantes
19. Liga Acadêmica de Cirurgia Geral (LACIG)
20. Liga Acadêmica de Obstetrícia e Saúde da Mulher (LOBS)
21. Liga Acadêmica de Pronto Sorriso
22. Liga Acadêmica do Trauma
23. Liga Acadêmica de Medicina Legal
24. Liga Acadêmica de Infectologia e Imunologia
25. Liga Acadêmica de Saúde Mental Prof. Wassily Chuc
26. Liga Acadêmica da Mama
27. Liga Acadêmica de Emergências Clínicas
28. Liga Acadêmica de Reprodução Humana (LiRep)
29. Liga Acadêmica de Psiquiatria
30. Liga Acadêmica de Cirurgia da Coluna Vertebral

Estas ligas acadêmicas são compostas por grupos de estudantes orientados por professores, focados em áreas específicas da medicina. Elas promovem atividades teóricas e práticas, como cursos, palestras, simpósios, workshops, e ações de extensão, proporcionando aos alunos uma formação mais aprofundada e especializada nas diversas áreas da saúde.