Laboratório de Simulação Realística

O Laboratório de Simulação Realística da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma unidade especializada em proporcionar experiências educacionais avançadas por meio da simulação. Esse laboratório está em constante desenvolvimento, sendo equipado com o auxílio de verbas parlamentares e pela Reitoria da Faculdade de Medicina, além de patrocínios buscados pela atual gestão da Diretoria da Faculdade.

Equipado com Manequins de alta fidelidade. Ou seja, simuladores que imitam as respostas fisiológicas humanas em diversas situações clínicas, permitindo práticas como ressuscitação cardiopulmonar, intubação, e procedimentos cirúrgicos.

O Laboratório é parte integrante das iniciativas de ensino, pesquisa e extensão da FM-UFG, com o objetivo de melhorar a formação dos profissionais de saúde e demais áreas correlatas.

Possui como objetivos principais a formação de profissionais, a pesquisa e a extensão. No que tange à formação de profissionais, busca-se capacitar estudantes e profissionais de saúde em técnicas e procedimentos de alta complexidade, utilizando simulações realísticas que replicam situações clínicas reais. Em relação à pesquisa, o objetivo é fomentar a investigação científica em simulação, permitindo o desenvolvimento de novos métodos e tecnologias aplicáveis à educação e à prática clínica. No âmbito da extensão, o laboratório oferece cursos, treinamentos e workshops para a comunidade acadêmica e profissional, promovendo a atualização contínua e a educação permanente.

O Laboratório de Simulação Realística da UFG tem um impacto significativo na formação dos profissionais de saúde, proporcionando maior segurança no atendimento ao paciente, pois a prática em ambiente simulado prepara os alunos para situações reais, reduzindo erros e aumentando a segurança do paciente. Além disso, contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais, uma vez que os estudantes aprimoram tanto suas habilidades técnicas quanto suas competências de comunicação, trabalho em equipe e liderança. O laboratório também oferece um espaço seguro para a prática e a experimentação, promovendo a melhoria contínua e a inovação na educação e na prática clínica, resultando no aprimoramento contínuo da prática profissional.

Laboratório de Habilidades/ Simulação Realística
E-mail: lhp.medicinaufg@gmail.com