Assistência Estudantil - PRAE

A Assistência Estudantil da Universidade Federal de Goiás (UFG), coordenada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), oferece uma série de programas e serviços destinados a apoiar estudantes de baixa renda e garantir sua permanência e sucesso acadêmico.

Entre os principais programas de assistência estão:

1. Programa de Alimentação: Oferece isenção total do pagamento das refeições nos Restaurantes Universitários (RUs) da UFG. Em situações onde não é possível fornecer serviços de alimentação diretamente, é feito um repasse financeiro mensal de R$ 300,00 para ajudar os estudantes a cobrir suas despesas alimentares.

2. Programa de Moradia Estudantil: Fornece apoio a estudantes que precisam de moradia e cujas famílias não residem na Região Metropolitana de Goiânia. Esse programa inclui a Bolsa Moradia Estudantil, com repasse financeiro de R$ 700,00 mensais, ou a oferta de vagas na Casa de Estudantes Universitários (CEU).

3. Bolsa de Apoio Pedagógico (BAP): Destinada a ajudar na aquisição de materiais e instrumentos didáticos necessários para a vida acadêmica, com um repasse mensal de R$ 500,00.

4. Bolsa Canguru: Voltada para estudantes que têm filhos menores de cinco anos que residem com eles, oferecendo suporte financeiro que varia de R$ 300,00 a R$ 500,00 mensais, dependendo do número de filhos.

Além destes programas, a PRAE também oferece serviços como atendimento odontológico, apoio psicológico e atividades esportivas e culturais, visando proporcionar um ambiente de suporte abrangente para os estudantes. A seleção para esses programas é feita por meio de editais publicados no portal da PRAE, e as inscrições são realizadas através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA)

Para mais informações detalhadas sobre os programas de assistência estudantil e como se inscrever, recomenda-se acessar o portal da PRAE-UFG.