Currículo/PPC

O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um documento aprovado pela Resolução CEPEC/UFG nº 1798, de 04 de novembro de 2022, que estabelece a estrutura, objetivos, e diretrizes do curso de Medicina da instituição. O PPC é desenvolvido para garantir uma formação médica de excelência, adequada aos desafios da sociedade moderna e alinhada com as diretrizes curriculares nacionais.

O PPC de Medicina da UFG é um documento essencial que assegura a formação de médicos preparados para enfrentar os desafios da prática médica com competência, ética e compromisso social. A estrutura curricular modular, os princípios norteadores e a integração entre teoria e prática garantem um ensino de excelência, fazendo da UFG uma referência na formação médica no Brasil.

O objetivo geral do curso é formar médicos generalistas com visão crítica e reflexiva, baseados em princípios éticos e humanísticos, capazes de atender às necessidades da saúde individual e coletiva, em consonância com as políticas de saúde vigentes. Os objetivos específicos incluem a integração ensino-serviço, a formação técnico-científica, a valorização da ética e humanismo, e o desenvolvimento de habilidades para atuação em equipes multiprofissionais.

Os princípios norteadores para a formação do médico incluem:

• Prática Profissional: Interação ativa dos estudantes com usuários e profissionais de saúde desde o início da formação.
• Formação Técnica: Conteúdos curriculares elaborados com base nas necessidades de saúde das populações.
• Formação Ética e Função Social: Valorização das dimensões ética e humanística na formação do estudante.
• Interdisciplinaridade: Integração de conteúdos básicos e clínicos de forma modular.
• Articulação entre Teoria e Prática: Atividades práticas desde o primeiro ano, com aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos.

O processo avaliativo é contínuo e integrado, incluindo autoavaliação e avaliações externas. A política de qualificação docente e técnico-administrativa visa garantir a constante atualização e aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos na formação dos alunos.

Acesse o Projeto Político Pedagógico na íntegra: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/148/o/Resolucao_CEPEC_2022_1798.pdf