Pesquisa e Trabalho de Curso

A pesquisa na Faculdade de Medicina da UFG é organizada de forma robusta e eficiente, permitindo que estudantes e docentes explorem temas relevantes e inovadores. Entre os projetos de destaque em 2022, 2023 e 2024, encontram-se estudos sobre a eficácia e segurança de tratamentos médicos, análises epidemiológicas, desenvolvimento de novas terapias e investigações sobre as condições de saúde da população.

Os projetos de pesquisa são realizados com o suporte de um corpo docente altamente qualificado, que inclui pesquisadores renomados nacional e internacionalmente. A infraestrutura da faculdade oferece acesso a laboratórios modernos, bibliotecas com vasto acervo de literatura científica e recursos tecnológicos avançados, essenciais para o desenvolvimento de pesquisas de alta qualidade.

Os projetos de pesquisa em andamento incluem ensaios clínicos, revisões sistemáticas e metanálises, estudos de correlação prognóstica e investigações epidemiológicas. Estes projetos abordam temas como terapias genéticas, qualidade do sono em estudantes de medicina, distúrbios gastrointestinais em lactentes, impacto da COVID-19 em complicações cardiovasculares, entre outros.

A Faculdade de Medicina da UFG é um centro de excelência em pesquisa acadêmica, com uma estrutura organizacional bem definida e um forte compromisso com a inovação e a ética. Através de seus numerosos projetos de pesquisa, a faculdade continua a desempenhar um papel crucial no desenvolvimento da ciência da saúde no Brasil.

A Faculdade, através de sua Coordenação de Pesquisa, demonstra um forte compromisso com a pesquisa acadêmica, promovendo estudos que contribuem significativamente para o avanço do conhecimento científico e a melhoria da qualidade de vida da população.

Através do TC, os estudantes são capacitados a produzir trabalhos científicos e estimulados a publicar seus resultados durante a graduação. O Trabalho de Curso (TC) na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) é uma disciplina essencial que tem como objetivo introduzir os acadêmicos aos métodos e técnicas de pesquisa científica. Esta disciplina, com uma carga horária total de 80 horas, é dividida em cinco semestres, do terceiro ao sétimo período do curso de graduação em Medicina.

Os projetos de TC são desenvolvidos em grupos de até seis acadêmicos, sob a orientação de um ou dois professores do quadro docente da UFG. A disciplina é estruturada para permitir que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em outras disciplinas do curso, promovendo a integração de saberes e a capacidade de realizar pesquisas de qualidade. Durante os semestres, os estudantes elaboram projetos de pesquisa, coletam dados, redigem relatórios parciais e apresentam seus trabalhos em eventos científicos. O processo culmina na defesa de um trabalho final, que pode ser na forma de um relatório detalhado ou de um artigo científico.

Este processo estruturado garante que os acadêmicos adquiram competências essenciais para a prática médica e para a continuidade de suas carreiras acadêmicas e científicas, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e comprometidos com a pesquisa e a inovação em saúde.