Projetos
Projetos
PESQUISAS REALIZADAS NA FACULDADE DE MEDICINA DA UFG |
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MEDICA - LIGA DE HIPERTENSÃO ARTERIAL Hipertensão Arterial e Alguns Fatores de risco em uma Capital Brasileira
High Blood Pressure and some Risk Factors in a Brazilian Capital
Paulo César B. Veiga Jardim, Maria do Rosário Peixoto Gondim, Estelamaris Tronco Monego, Humberto Graner Moreira, Priscila Valverde de Oliveira Vitorino, Weimar Kunz Sebba Barroso Souza, Luiz César Nazário ScalaLiga de Hipertensão das Faculdades de Medicina / Enfermagem / Nutrição e Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás - Goiânia, GO
Resumo
Objetivo: Estimar a prevalência da hipertensão arterial (HA) e de alguns fatores de risco cardiovasculares na população adulta de uma capital brasileira.
Métodos: Estudo descritivo, observacional e transversal, de base populacional, fundamentado em inquérito domiciliar de amostra aleatória simples (>18a). Questionários padronizados, colhidas informações sociodemográficas, realizadas medidas de PA (duas tomadas), peso, altura, circunferência abdominal. Dados armazenados (programa Microsoft Access) e analisados através do programa Epi Info 6. Foi considerada última medida da PA (critério de HA ±140x90 mmHg).
Resultados: Avaliamos 1.739 pessoas (87% do previsto). Predomínio do sexo feminino (65,4%), média de idade de 39,7 anos (±15,6). A prevalência de HA foi de 36,4%, sendo maior entre homens (41,8%) que entre mulheres (31,8%). Encontrada correlação positiva da HA com IMC, circunferência da cintura (CC) e faixa etária, enquanto o sexo feminino representou fator de proteção para o risco de hipertensão. Prevalência de sobrepeso 30,0% e de obesidade 13,6%. Sobrepeso maior entre as mulheres e obesidade entre os homens. Tabagismo teve prevalência de 20,1%, mais freqüente entre homens (27,1%) que entre mulheres (16,4%). Sedentarismo presente em 62,3% da população, sem diferenças entre os sexos. Hábito da ingestão regular de bebidas alcoólicas em 44,4% dos indivíduos, mais freqüente entre homens.
Conclusão: Indicadores de HA e de outros fatores de risco cardiovascular (em particular sobrepeso/obesidade) mostram-se elevados. Esses dados reforçam a necessidade da implementação de medidas objetivas em âmbito nacional, visando combater esses agravos à saúde, com vistas à redução da morbidade e mortalidade por DCV.
Palavras-chave: Epidemiologia da hipertensão, hipertensão arterial, pressão arterial, fatores de risco.
Revista de Saúde Pública Abstract
PEIXOTO, Maria do Rosário Gondim, BENICIO, Maria Helena D'Aquino and JARDIM, Paulo César Brandão Veiga.
Validity of self-reported weight and height: the Goiânia study, Brazil. Rev. Saúde Pública, Dec. 2006, vol.40, no.6, p.1065-1072. ISSN 0034-8910.
OBJETIVO: Avaliar a validade do peso e altura referidos no diagnóstico da obesidade e identificar características sociodemográficas e individuais que podem constituir viés de informação. MÉTODOS: Estudo transversal populacional realizado na cidade de Goiânia em 2001. Em entrevista domiciliar com 1.023 indivíduos de 20-64 anos, foram coletadas informações sociodemográficas e sobre peso e altura referidos. Na ocasião, os indivíduos foram pesados e medidos. Foram calculadas diferenças entre médias, coeficiente de correlação e de medidas referidas e aferidas, segundo idade, índice de massa corporal, escolaridade, renda e altura. RESULTADOS: Homens e mulheres superestimaram a altura (p<0,05) em 0,9 cm e 2,2cm, respectivamente. Não houve diferença entre peso referido e aferido dos homens (-0,44 kg; p=0,06) nem das mulheres (-0,03 kg; p>0,05). O comportamento de supestimar a altura foi influenciado pela idade, escolaridade, altura e índice de massa corporal. Embora o índice obtido a partir dos dados referidos tenha sido subestimado (p<0,05) em 0,27 kg/m2 e 0,67 kg/m2 para homens e mulheres, respectivamente, as medidas aferidas e reportadas apresentaram alto grau de concordância. A sensibilidade e especificidade do índice de massa corporal referido foram altas em identificar o índice aferido. CONCLUSÕES: Em estudos epidemiológicos de monitoramento da prevalência de excesso de peso na população o peso e a altura referidos constituem informações confiáveis, o que torna viável a metodologia utilizada.
Arquivos Brasileiros de Cardiologia Abstract
PEIXOTO, Maria do Rosário Gondim, BENICIO, Maria Helena D'Aquino, LATORRE, Maria do Rosário Dias de Oliveira et al. Waist circumference and body mass index as predictors of hypertension. Arq. Bras. Cardiol., Oct. 2006, vol.87, no.4, p.462-470.
OBJETIVO: Avaliar a associação entre índices antropométricos, índice de massa corporal (IMC) e circunferência da cintura (CC) e hipertensão arterial (HA) e avaliar a capacidade desses índices na predição da HA. MÉTODOS: Estudo transversal populacional realizado em Goiânia (GO), em 2001, com amostra de 1.238 adultos, de vinte a 64 anos. Foi definida como obesidade total (IMC > 30 kg/m2), como obesidade abdominal (CC no nível 2 - CC > 88 cm para mulheres e > 102 cm para homens) e como HA (pressão sistólica > 140 mmHg ou pressão diastólica > 90 mmHg, ou uso de hipotensores). Foi realizada análise de regressão logística múltipla para avaliar as associações entre os índices antropométricos e a HA. Análise de curva ROC para avaliar a sensibilidade e especificidade do IMC (> 30) e nível 2 da CC na predição da HA e para determinar os pontos de corte com melhor predição da HA. RESULTADOS: A CC apresentou associação com a HA em ambos os sexos. O nível 2 da CC e o IMC >30 kg/m2 apresentaram baixa sensibilidade em identificar a HA. Os pontos de corte com melhor capacidade preditiva de HA coincidiram com o nível 1 da CC (> 80 cm) e com o IMC >25 kg/m2 (sobrepeso), para as mulheres, e foram inferiores aos valores do nível 1 da CC e de sobrepeso, para os homens. CONCLUSÃO: O nível 2 da CC e o IMC > 30 kg/m2 não são adequados para identificar os grupos de maior risco de HA, já que esse risco se eleva com pequenos aumentos na adiposidade.
Arquivos Brasileiros de Cardiologia Abstract
MONEGO, Estelamaris T. and JARDIM, Paulo César Brandão Veiga. Determinants of risk of cardiovascular diseases in schoolchildren. Arq. Bras. Cardiol., July 2006, vol.87, no.1, p.37-45.
OBJETIVO: Conhecer a ocorrência e associação de hipertensão arterial com algumas variáveis relacionadas ao estilo de vida. MÉTODOS: Estudo transversal, base populacional, amostra aleatória em indivíduos (7 a 14 anos) de escolas (rede pública e particular). Investigados o estado nutricional, pressão arterial e hábitos de vida (tabaco, álcool, atividade física e hábito alimentar). RESULTADOS: Dos 3.169 escolares avaliados, destacaram-se 5,0% de hipertensão arterial e 6,2% de pressão normal-alta. A categorização por sexo mostra 6,4% meninos e 6,0% meninas com pressão normal-alta e 4,3% meninos e 5,7% meninas com hipertensão arterial. O índice de massa corporal (IMC) identificou 16,0% com excesso de peso, dos quais 4,9% já obesos. Houve associação significante (p = 0,01) entre hipertensão arterial e excesso de peso. Dentre os investigados, 11,6% não faziam aulas de educação física e 37,8% eram sedentários no lazer. O tabagismo foi informado por vinte 0,6% escolares, e a experimentação de bebida alcoólica por 32,7%. Nenhuma dessas variáveis apresentou significância estatística em relação aos valores pressóricos e estado nutricional. CONCLUSÃO: Diante do encontro de escolares com valores médios de pressão arterial e IMC com freqüência acima da esperada, associado a hábitos de vida que tendem a favorecer o desenvolvimento das doenças cardiovasculares, sugere-se a proposição de medidas de intervenção cujo foco seja o escolar, como elemento capaz de disseminar as informações no núcleo familiar. Essa possibilidade nos mobiliza para uma proposta de atuação nas escolas como parceiras na promoção da saúde.
Keywords : Prevenção e controle; epidemiologia; antropometria; pressão arterial; saúde escolar.
Arquivos Brasileiros de Cardiologia Arq. Bras. Cardiol. vol.85 no.5 São Paulo Nov. 2005
PONTO DE VISTA
Cuidando da hipertensão no consultório
Paulo César B. Veiga Jardim
Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás - Goiânia, GO
DEPARTAMENTO DE PATOLOGIA E IMAGENOLOGIA Pesquisador: Profa. Dra. Marise Amaral Rebouças Moreira DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA E PUERICULTURA Pesquisador: Prof. Dra. Fátima Maria Lindoso da Silva Lima Pesquisador: Profa. Mariza Martins Avelino
DEPARTAMENTO DE SAÚDE MENTAL E MEDICINA LEGAL Pesquisador: João Alberto de Oliveira Campos Título da pesquisa 2: Estudo prospectivo observacional de um ano sobre o tratamen-to de pacientes com transtorno depressivo maior HGU - BL - LRAH Pesquisador: Geraldo Francisco do Amaral Pesquisador: Abrão Marcos da Silva
DEPARTAMENTO DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA Pesquisador: Ruffo de Freitas Júnior Título da pesquisa 2: Estudo randomizado cego, comparando o uso do 2-octil ciano-acrilato ao nylon 4.0 na sutura da pele em ratos. Título da pesquisa 3: Calcificações vasculares mamárias associadas com coronacio-patias. Título da pesquisa 4: Ensaio clínico aleatório duplo-cego placebo controlado do uso de paracetamol para realização de mamografia. Título da pesquisa 5: Estudo prospectivo do valor da congelação das margens cirúr-gicas durante a quadracetomia no tratamento do câncer de mama. Título da pesquisa 6: Estudo multicêntrico colaborativo randomizado, comparando drenagem versus não drenagem após esvaziamento exilar pós câncer de mama. Título da pesquisa 7: Estudo randomizado comparando a abordagem fisioterapêuti-ca precoce com a não intervenção no pós operatório da linfadenectomia axilar como parte do tratamento do câncer de mama. DEPARTAMENTO DE CIRURGIA Pesquisador: Marcos Pereira de Ávila Título da pesquisa 2: Influência da Indometacina no efeito hipotensor do Bimato-prost 0,03%. Título da pesquisa 3: Uma avaliação da eficácia e segurança de injeção justaescleral posterior de acetado de Anecortave 15 mg versus veículo em pacientes com neovas-cularização coroidal subfoveal devido a degeneração macular relacionada à idade exsudativa. Título da pesquisa 4: Estudo randomizado pós-marketing com 5 anos, sobre a segu-rança de Xalatan em relação ao tratamento comum, em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular. Título da pesquisa 5: Um estudo de fase III/IV randomizado, duplo-mascarado, com doses variadas, multicêntrico, comparativo em grupos de paralelos para estabelecer a segurança e eficácia de injeções, intravítreas de EYE 001 (aptômero anti-vegf - fator de crescimento endotelial vascular) recoberto por polietilenoglicol (PEG) administra-do a cada 6 semanas por um período de 54 semanas em pacientes portadores de de-generação macular relacionada à idade (DMRI) na forma exsudativa-Protocolo EOP 1003. Título da pesquisa 6: Protocolo nº 912-OPT-0076-017 - Estudo multicêntrico, interna-cional, randomizado, duplo-mascarado, de três semanas de duração, da combinação fixa de Latanoprost isolado por quatro semanas. Título da pesquisa 7: Saúde ocular no trânsito Título da pesquisa 8: Causas de suspensão de cirurgias no Hospital das Clínicas da UFG e medidas para evita-las. Título da pesquisa 9: Perfil do atendimento oftalmológico ao paciente portador de Diabetes e incremento nas ações de prevenção da Retinopatia Diabética. Título da pesquisa 10: Telemedicina aplicada ao diagnóstico de doenças oftalmoló-gicas. Título da pesquisa 11: Aumento da produtividade do centro cirúrgico pela diminui-ção das suspensões de cirurgias. Título da pesquisa 12: Promoção da Saúde ocular no diabetes: perfil do paciente por-tador de diabetes mellitus no HC/UFG e incremento do atendimento oftalmológico e das ações de prevenção da retinopatia diabética. Título da pesquisa 13: Estudo multricêntrico, internacional, randomizado, duplo-mascarado, de três semanas de duração, da combinação fixa de Latanoprost e Timo-lol com Latanoprost isolado após falha de tratamento com Latanoprost isolado por quatro semanas. Título da pesquisa 14: Estudo radomizado pós-marketing com 05 anos, sobre a segu-rança de Xalatan em relação ao tratamento comum, em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular. Pesquisador: José Vaz da Silva Júnior DEPARTAMENTO DE CLÍNICA MÉDICA Pesquisador: Edna Regina Silva Pereira Pesquisador: Paulo César Brandão Veiga Jardim Título da pesquisa 2: Estudo multinacional, multicêntrico, prospectivo, duplo-cego, randomizado, controlado com droga ativa, para comparar o efeito do valsartan nas doses de 80mg e 160mg, uma vez ao dia, associado ou não à hidrocloroatiazida, ao efeito da amlodipina, nas doses de 5 mg e 10 mg, uma vez ao dia, associada ou não à hidroclorotiazida, sobre a mortalidade e a morbidade cardiovascular em pacientes com hipertensão essencial. Título da pesquisa 3: Informação em saúde como estratégia para prevenção de fato-res de risco cardiovascular. Título da pesquisa 4: Hereditariedade e sua possível importância para o desenvol-vimento da hipertensão arterial usando como marcador a monitorização ambulatori-al de pressão arterial Título da pesquisa 5: Um estudo amplo e simples randomizado de um antagonista dos receptores de Angiotensina II (Telmisartan) e de um inibidor da ECA (Ramipril) em pacientes sob alto risco de eventos cardiovasculares. Título da pesquisa 6: Estudo Aberto multinacional, randomizado, multicêntrico, fase IIIb de grupo paralelo para comparar a eficácia e a segurança da Rosuvastatina 10 mg uma vez ao dia, atorvastatina 10 mg uma vez ao dia em indivíduos com hipercoleste-rolema tipo Iia (DISCOVERY) - (comparação direta de estatina dos valores de LDL-C: Uma avaliação do tratamento da Rosuvastatina) - PENTA. Título da pesquisa 7: Registro da pressão arterial em prontuários de primeiras con-sultas em Hospital Universitário. Título da pesquisa 8: Polimorfismo genético associado ao infarto do miocárdio em diabetes. Título da pesquisa 9: Controle pressório e tratamento farmacológico anti-hipertensivo em centros de hipertensão arterial no Brasil - monoterapia vs tratamen-to combinado. Título da pesquisa 10: Estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, de grupos paralelos, controlado por medicamento ativo, com duração de 24 semanas para ava-liar a eficácia da associação de valsartan/hidroclorotiazida versus amlodipina na pressão arterial sistólica em pacientes com hipertensão arterial moderada com outros fatores cardiovasculares de risco ou condições concomitantes. Pesquisador: Salvador Rassi Título da pesquisa 2: I - Preserve - Ibersartan na insuficiência cardíaca com função sistólica preservada (I-preserve) BMS CV 131-148. Título da pesquisa 3: Ontarget - Estudo continuado de Telmisartam isolado e em combinação com Ramipril com parâmetro clínico global. Um estudo amplo e simples, randomizado de um antagonista dos receptores da angiotensina II (telmisartan) em pacientes sob alto risco de eventos cardiovasculares, incluindo um estudo paralelo-transcend - estudo randomizado de avaliação de telmisartam em indivíduos com doença cardiovascular intolerantes a I-ECA, versão datada de 27 de agosto de 2001. Título da pesquisa 4: Estudo multinacional, multicêntrico, duplo-cego, randomiza-do, controlado com medicamento ativo, de grupos paralelos, com eficácia e seguran-ça do tratamento a longo prazo com Valsartan, Captopril e sua combinação em paci-entes de alto risco. Pesquisador: Heitor Rosa Título da pesquisa 2: Peg-intron como terapia de manutenção versus um grupo com-trole não tratado em indivíduos adultos como cirrose compensada (Metavir F4) se-cundária a hepatite C crônica falha terapêutica com qualquer alpha interferon mais ribavirina. Título da pesquisa 3: Peg-intron mais rebetol para o tratamento de indivíduos com hepatite C crônica que não tenham respondido a terapia combinada prévia (qualquer tratamento com alpha interferon em combinação com ribavirina). Título da pesquisa 4: Estudo multicêntrico do Peg-intron alpha 2b com ribavirina na hepatite C. Título da pesquisa 5: Relação entre Helicobacter pylori e a população de linfócitos CD4 e a presença de úlcera péptica em pacientes portadores de HIV no Estado de Goiás. Título da Pesquisa 4: Estudo da prevalência do vírus C e B em pacientes com diabe-tes mellitus tipo 2 atendidos no Hospital das Clínicas da UFG, Goiânia. ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE Pesquisador: André Luiz Passos Cardoso Pesquisador: Adroaldo José Casa Júnior Pesquisador: Régis Rezende Paulineli |