Aula sobre Educação Médica abre a Semana do Calouro/2016
Os 110 alunos novatos da Faculdade de Medicina da UFG que acabam de se matricular no primeiro ano do Curso de Medicina tiveram na manhã desta segunda-feira, 28 de março, a Aula Inaugural proferida pela diretora da Escola, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, que fez parte da programação inicial da Semana do Calouro 2016, idealizada para recepcionar os novatos e que se estenderá até o dia 31.
Os 110 alunos novatos da Faculdade de Medicina da UFG que acabam de se matricular no primeiro ano do Curso de Medicina tiveram na manhã desta segunda-feira, 28 de março, a Aula Inaugural proferida pela diretora da Escola, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, que fez parte da programação inicial da Semana do Calouro 2016, idealizada para recepcionar os novatos e que se estenderá até o dia 31. A cerimônia de abertura da Semana do Calouro aconteceu no auditório da FM com a presença da pró-reitora adjunta de Graduação da UFG, professora Gisele Gusmão e do coordenador de Curriculo e de Avaliação da Universidade, Leandro Oliveira, além da coordenadora do Curso de Medicina, professora Maria Auxiliadora do Carmo Moreira.
A Aula Inaugural proferida pela Diretora da FM versou sobre “Educação Médica:Uma Viagem no Tempo”, quando explicou que esse tema teve início na pré -história há cerca de 10 mil anos a.C com a figura do ancestral médico, que praticava a chamada medicina instintiva com a utilização de ervas e ritos. Segundo a palestrante, a Educação Médica foi evoluindo com os tempos na Mesopotâmia e no Egito Antigo até chegar à fase pré-hipocrática no ano 430 a.C e depois com Hipócrates, quando a medicina passou a ser conhecida como arte médica, com redução da informação mágico-religiosa para dar lugar a uma medicina mais racional e natural.
Veio depois a academia de Platão,com mais teoria e ensinamento e também a medicina chinesa, que passou a adotar o sistema médico especializado, identificou doenças internas e externas, assim como as doenças alimentares, enfim, uma medicina mais científica e racional. Depois com a Idade Média veio a criação das primeiras universidades em Salerno (Itália) e Paris e logo em seguida os hospitais, primeiro nos mosteiros medievais, que depois passaram a ser administrados como instituições públicas. No Brasil, a educação médica começou na Bahia e mais tarde no Rio de Janeiro.
Já a Faculdade de Medicina da UFG foi criada em abril de 1960, com seu primeiro vestibular com 179 candidatos, dos quais 33 foram aprovados e a primeira turma se formou em 1965. De lá para cá já se formaram na FM/UFG mais de cinco mil médicos, lembrando a palestrante que na década de 70 buscou-se a integração entre o ensino e o trabalho que culminou no novo modelo de ciências básicas e clínicas estudadas simultaneamente. Para concluir, a diretora apresentou o Juramento de Hipócrates que os médicos proferem no ato de colação de grau, destacando que esse compromisso deve estar presente na vida de cada um desde o início da formação profissional.
Em seguida à Aula Inaugural, ainda no período da manhã do dia 28, realizou-se mesa redonda sobre a mudança curricular e apresentação do novo PPC, com a participação dos professores Maria Auxiliadora Carmo Moreira, Maria do Rosário Ferraz Roberti e André Henrique Freiria de Oliveira, além do um discente do segundo ano do Curso de Medicina. Coube à coordenadora do Curso, professora Maria Auxiliadora, apresentar aos novos alunos a a estrutura acadêmica e administrativa da Escola, o novo Projeto Pedagógico do Curso e,por fim, a matriz curricular comas especificação das disciplinas durante o seis anos de duração e a adoção do sistema demódulos.
No período da tarde, ainda no anfiteatro da FM, houve a partir das 14 horas atividades de integração entre as Turmas 63 e 64 e aplicação de questionário. Logo após, palestra sobre a atuação do Voluntariado do Hospital das Clínicas da UFG, seguida de sorteio de brindes. À noite, no Auditório da Faculdade de Educação, a partir das 19 horas, será a Noite dos Pais, com apresentação da Banda Show do Esqueleto, palestra do ex-diretor da FM professor Heitor Rosa, Cerimônia do Jaleco, apresentação do Show do Esqueleto e homenagem aos Pais, que se encerrará com um coquetel.
28/março/2016