pesar

Um último Tributo ao Professor Raul Conde

 

          Com sentimento de dor pela perda, reverenciamos como um último tributo a memória do querido e saudoso professor Raul Conde, que nesta sexta-feira, dia 29/01/16 na cidade de Araxá, Minas Gerais, nos deixou a pedido de Deus. O professor Conde é natural de Ibiá. Fez graduação em medicina veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (1951) e em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1958). 

    Pioneiro do ensino da Anatomia em Goiás, Raul Conde veio para Goiânia em 1961 a convite do Professor Francisco Ludovico de Almeida Neto, um dos fundadores da Faculdade de Medicina da UFG, para dar continuidade ao trabalho na cátedra de Anatomia, onde assumiu as disciplinas Anatomia Animal e Anatomia Humana. Mais tarde ajudou a estruturar os departamentos de Anatomia da FM/UFG e do ICB/UFG, onde se manteve até 1994. Também participou do grupo fundador da Escola de Agronomia Veterinária da UFG-GO,  em 1963.

    Professor Conde foi um docente extremamente zeloso, afeito ao aprendizado discente e docente. A partir dos seus ensinamentos e da sua conduta, formou gerações de docentes e Deixou enorme contribuição para o ensino da Anatomia em nossa Universidade.  Foi um exímio anatomista, um verdadeiro artista, na arte da dissecação. Desenvolveu peças anatômicas com tamanha perfeição que se tornaram verdadeiras obras de arte e as utilizava para o ensino na academia.

    Segundo os professores seus contemporâneos, o Professor Raul Conde não só marcou a história da Faculdade  da Faculdade de Medicina e da UFG por sua dedicação e competência, mas também com seu cavalheirismo e uma postura extremamente rígida, sempre demonstrando  um profundo amor pelo ensino da Medicina  e exigindo dos alunos  respeito absoluto ao cadáver, nos estudos anatômicos.

    Sua presença foi tão marcante na história da FM/UFG que em 2010, quando das comemorações do Cinquentenário, foi inaugurada no interior da Escola uma área de lazer e convivência, que recebeu carinhosamente o nome de “Praça do Conde”. Também em sua homenagem, destacamos nesta Universidade o auditório do ICB 3, denominado "Auditório Professor Raul Conde".

Suas Produções:

1. CONDE, R.; CORREA, V. S. C. ; CARMONA, F. ; CONTINI, S. ; SOARES, A. M.  Chemical composition and therapeutic effects of Lippia alba (Mill.) N.E Brown leaves hydro-alcoholic extract in patients with migraine. International Journal of Phytomedicine, v. 18, p. 1197, 2011.

Capítulos de livros publicados

1. CONDE, R.. Anatomia da Mão. Anatomia humana. : GUANABARA KOOGAN, 1963, v. , p. -.

Resumos publicados em anais de congressos

1. CONDE, R.. Estudo anatômico e experimental sobre a distribuição dos nervos frênicos no diafragma de Equus Caballus. In: I jornada de Pesquisadores Goianos, 1977, Goiania. I jornada de Pesquisadores Goianos, 1977.

Outras produções bibliográficas

1. CONDE, R.. Atlas e texto de neuroanatomia-CARNEIRO 2003 (revisão).

2. CONDE, R.. Anatomia dos animais domésticos. Guanabara, 1986. (Tradução/Livro).

Produção técnica

1. CONDE, R.. Método Hidro Pneumático de Dilatação na Estenose Caustica do Esôfago.   1971.

Demais trabalhos

1. CONDE, R.; CORREA, V. S. C. . Plano de Manejo - RPPN Ecocerrado Brasil. 2012 (Plano de Manejo) .

2. CONDE, R.. Membro Benemérito da sociedade de medicina e cirurgia de Araxá conforme art.11 do Estatuto. 1998 (sociedade) .

3. CONDE, R.. Estudo Multicêntrico Hydergine no tratamento da Insuficiência Cerebral. 1984 (Estudo).

4. CONDE, R.. Curso de Anatomia na Universidade de Liège-Belgica. 1972 (curso).

5. CONDE, R.. Estudo Anatômico, com dados experimentais, sobre a distribuição dos nervos frênicos no músculo diafragma de "Sus scrofa domesticus". 1958 (TESE).

6. CONDE, R.. Estudo sobre a frequência de feixes musculares no "Centrum Tendineum" do músculo diafragma de "Sus Scrofa Domesticus". 1957.

1. CONDE, R.. Concurso Público de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da UFG. 1995.

 

                                Goiânia, 01 de fevereiro de 2016

               Diretoria da Faculdade de Medicina da UFG