Faculdade de Medicina da UFG forma nova turma de 105 médicos

    Os 105 integrantes da Turma LVIII da Faculdade de Medicina da UFG, concluintes do segundo semestre de 2015, colaram grau nesta  sexta-feira, dia 20 de novembro, em cerimônia realizada no Centro de Eventos “Professor Ricardo Freua Bufáiçal”, no Campus Samambaia, às 20 horas, que ficou  repleto de  familiares e convidados dos novos médicos.

    Os 105 integrantes da Turma LVIII da Faculdade de Medicina da UFG, concluintes do segundo semestre de 2015, colaram grau nesta  sexta-feira, dia 20 de novembro, em cerimônia realizada no Centro de Eventos “Professor Ricardo Freua Bufáiçal”, no Campus Samambaia, às 20 horas, repleto de  familiares e convidados dos novos médicos. A Turma LVIII, que se denominou ‘Turma Professor Doutor Joffre Marcondes de Rezende’ –  decano da Faculdade – tem como particularidade ter ingressado na vida acadêmica no ano do Cinquentenário da Faculdade de Medicina, em 2010.

    Como paraninfo os formandos escolheram o Professor Antonio Rubens Alvarenga e como docente homenageada a Professora  Maria Ivone Oliveira Pinto Vilela, ambos do Departamento de Pediatria da FM. Como servidora homenageada a escolhida foi Natalina Mendes Pereira. Os três fizeram parte da mesa diretiva, presidida pelo reitor Orlando Afonso Valle do Amaral, ao lado da diretora da Faculdade de Medicina, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima.Também fez parte da mesa diretiva da solenidade a coordenadora administrativa da FM, Izildinha Alves da Silva Jorge.

    Após abertura oficial da cerimônia e os procedimentos de praxe como a execução do Hino Nacional, o Reitor chamou o formando Mateus Veloso Paulino para, em nome da turma, fazer o  Juramento de Hipócrates. Em seguida  os formandos Aline Rodrigues Marin e Riam Dorneles Ferreira, foram convocados para, representando toda a turma, receber a Outorga do Grau de Médico. Foi então a vez do orador,  Patrick Correia de Araújo, que iniciou sua fala com uma referência especial aos homenageados, particularmente o paraninfo, “Professor Toninho”  que, segundo disse, fez a diferença na vida de todos os alunos e, por sinal, paraninfou também a turma anterior da FM, a Turma LVII.

    Sobre o Professor Emérito da UFG Joffre Marcondes de Rezende, que deu nome à turma, chamou-o de “Dom Quixote da Medicina”. Fez em seguida um breve relato de todos os percalços por que passaram desde a pressão pré-vestibular, novas pressões após o ingresso no curso, o encontro com o “caótico sistema público de saúde”, depois o Internato e tantas outras cobranças, concluindo que a palavra-chave para ele e  seus colegas  em  toda a jornada foi resiliência, já que conseguiram resistir, renovar e avançar a cada etapa.

    A diretora da Faculdade de Medicina, professora Fátima Lindoso, fez na sequência o seu discurso,  salientando de início ser aquele um momento muito especial para a “Casa de Francisco”, o que chamou de rito de passagem capaz de transformar os até então alunos em médicos. Lembrou  que a medicina é uma arte e uma missão  e que o médicos devem  sempre exercê-la para servir e nunca dela se servirem. Salientou ainda que o propósito da medicina  é preservar e prolongar a vida e que os jovens médicos sejam sempre fiéis ao seu Juramento e também instrumento  transformador da sociedade.

    Por fim, falou o reitor Orlando Valle do Amaral, que igualmente ressaltou ser aquele momento de especial importância para a Universidade, também por receber a comunidade no seu Centro de Eventos, que chamou de cartão postal da UFG. Cumprimentou os novos médicos pelo privilégio de terem se formado em uma das melhores escolas públicas do país e mencionou os avanços conquistados pela Instituição, mas citou que apenas 17% dos jovens brasileiros  estão matriculados no ensino superior e que a meta para os próximos 10 anos é dobrar esse número.

    Seguindo o ritual proposto para a solenidade, deu-se então a leitura do Termo de Colação de Grau feita pela coordenadora administrativa  da Faculdade de Medicina, Izildinha Alves da Silva Jorge, assinado à oportunidade pelo Reitor da UFG e a Diretora da FM. Passou-se por fim à chamada nominal dos formandos para entrega do diploma,  último ato formal da solenidade.

 

23/novembro/2015