Teste de Progresso será aplicado nesta 4ª feira, dia 07
Será realizado nesta quarta-feira, dia 07 de outubro, o Teste do Progresso adotado pela Faculdade de Medicina da UFG, destinado a avaliar o desempenho cognitivo dos alunos do curso. Somam 370 os discentes do Curso de Medicina, do primeiro ao sexto ano, que estão inscritos para o Teste, a ser realizado no Centro de Aulas D, Campus 1 – Praça Universitária -em salas do 1º e 2º andares do prédio.
Será realizado nesta quarta-feira, dia 07 de outubro, o Teste de Progresso adotado pela Faculdade de Medicina da UFG para avaliar o desempenho cognitivo dos alunos do Curso. Somam 370 os alunos do Curso de Medicina, do primeiro ao sexto ano que estão inscritos para o Teste, que será no Centro de Aulas D, no Campus 1 – Praça Universitária - em salas do 1º e 2º andares do prédio. O período de realização será das 14 às 18 horas e os alunos estarão distribuídos nas salas por ordem alfabética.
Segundo a professora Ana Maria Oliveira, coordenadora do Teste e docente do Departamento de Medicina Tropical e Dermatologia (IPTSP) – que ministra a disciplina Doenças Infecciosas, Parasitárias e Dermatologia do Curso de Medicina-trata-se de uma avaliação longitudinal aplicada na graduação que, além de aferir o desempenho cognitivo dos estudantes, alcança outras dimensões do processo de ensino-aprendizagem na formação do médico, como habilidades psicomotoras e de atitudes.
O Teste não é obrigatório, mas sua participação, além de constar no currículo dos alunos inscritos, tem pontuação específica para a Residência Médica. Realizado pela primeira vez na FM/UFG em 2012, é aplicado a cada ano aos estudantes regularmente matriculados na graduação em Medicina, dos calouros do 1º semestre até os internos do 12º semestre. Consta de uma única avaliação escrita, composta por 100 testes de múltipla escolha, com conteúdo abrangente ministrado pelas as disciplinas da graduação, com as questões contextualizadas com casos clínicos.
Ainda segundo a professora Ana Maria, das conclusões retiradas da aplicação do TP pode-se inferir sobre conteúdo e estrutura curricular da graduação e o desenvolvimento/crescimento acadêmico dos estudantes. O Teste também dá ao estudante a oportunidade de verificar a evolução de seu desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso, servindo como instrumento de avaliação formativa e identificando problemas potenciais, o que possibilita correções para melhoria contínua tanto do estudante como do curso.
Com o apoio da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), o TP 2015 da Regional Centro-Oeste foi organizado por um Consórcio de dez Escolas Médicas Públicas e Privadas do Centro-Oeste, quais sejam: Universidade de Brasília-UnB, Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS, Universidade de Cuiabá-UNIC, Universidade de Dourados-UFD, Universidade Federal de Anhanguera-UNIDERP, Centro Universitário UNIEVANGÉLICA, Escola Superior de Saúde Pública-ESCS e Universidade Federal de Goiás-UFG.