Formandos da FM passam por recrutamento militar
A Comissão de Seleção Especial para o Serviço Militar do Exército Brasileiro, da Região Militar de Brasília, esteve nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, na Faculdade de Medicina da UFG para recrutamento militar dos formandos,como acontece todos os anos, em cumprimento a preceito constitucional.
A Comissão de Seleção Especial para o Serviço Militar do Exército Brasileiro, da Região Militar de Brasília, esteve nesta quarta-feira, dia 26 de agosto, na Faculdade de Medicina da UFG para atender os formandos no recrutamento militar, em cumprimento a preceito constitucional. Essa seleção acontece anualmente em todas as faculdades de Medicina do país e os novos médicos selecionados irão no próximo ano cumprir o Serviço Militar, especificamente na área de saúde.
Para o Comandante Matos, um dos coordenadores da comissão, o recrutamento dos formandos de Medicina para o Serviço Militar é uma ótima experiência para o médico recém formado, que terá o oportunidade atuar junto à comunidade, em operações especiais, sempre acompanhado de outros profissionais da área. Ele explica que o Serviço Militar, obrigatório para os jovens do sexo masculino, é opcional para as médicas recém-formadas, que uma vez selecionadas, irão atuar nas mesmas funções que os colegas de sua área.
A Comissão de Seleção realizou hoje entrevistas com os candidatos, que passaram por avaliação médica e preencheram formulário para um monitoramento individual. No dia 13 dezembro será divulgada a listagem dos indicados especificando para qual força militar eles serão enviados, se para a Marinha, Exército ou Aeronáutica, sempre conforme a opção feita no cadastramento, mas de acordo com a necessidade de cada força militar.
O Serviço Militar poderá ser prestado em qualquer das unidades no país e terá a duração de 12 meses, a partir de fevereiro do próximo ano. Nesse período a carga horária do profissional de saúde será de acordo com a demanda da unidade a que for lotado e mutável conforme as operações previstas. No início, todos os recrutados passarão por um treinamento em torno de 45 dias, quando, além dos exercícios físicos, irão receber informações sobre a vida militar.
Com uma remuneração de tenente, equivalente a R$ 7 mil, o jovem médico, ou a jovem médica gozará de todas as prerrogativas de um oficial do Exército e pode alongar sua permanência na instituição por até oito anos como oficial temporário. Caso queira seguir carreira militar, precisará se submeter a uma prova seletiva.
26/agosto/2015