Faculdade de Medicina busca aprimoramento em seu novo PPC
Para aprimorar a implantação e execução de seu novo Projeto Pedagógico Curricular (PPC), a Faculdade de Medicina da UFG tem realizado periódicas oficinas de avaliação. A mais recente aconteceu este mês com o apoio do Pró-Pet Saúde e com a participação conjunta das demais unidades da área de saúde da Universidade. A oficina se realizou sob a orientação do consultor e especialista em Avaliação Curricular Valdes Ballela, professor da USP-Ribeirão Preto e docente da Faimer Filadelfia e Faimer Brasil.
No sentido de aprimorar a implantação e execução de seu novo Projeto Pedagógico Curricular (PPC), a Faculdade de Medicina da UFG tem realizado periódicas oficinas de avaliação e a mais recente delas aconteceu no início deste mês de agosto com o apoio do Pró-Pet Saúde, com a participação conjunta das demais unidades da área de saúde da Universidade. A oficina se realizou sob a orientação do consultor e especialista em Avaliação Curricular Valdes Ballela, professor da USP-Ribeirão Preto e docente da Faimer California e Faimer Brasil.
Segundo a coordenadora de Curso da Faculdade de Medicina, professora Edna Regina da Silva Pereira, a assessoria técnica do Professor Valdes é fundamental, por ser um olhar externo que pode apontar se a FM está caminhando na direção do que propõem as Diretrizes Curriculares Nacionais. Já para o Professor Valdes Balllela, o fato de a Faculdade de Medicina e as demais unidades de saúde da Universidade estarem executando sua avaliação curricular demonstra uma preocupação institucional com tema, o que é, segundo ele, muito bem avaliado pelo MEC.Na oficina, cada unidade apresentou os resultados da avaliação do seu currículo.
O PPC da Medicina
No caso da Faculdade de Medicina, foi demonstrado que a unidade, no período de 2010 a 2014, esteve atualizando seu Projeto Pedagógico através de reuniões periódicas com os docentes sob a orientação da professora Lea Anastasiou, pedagoga expert em desenvolvimento curricular. Os estudos e adequação do novo projeto foram feitos com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Medicina implantadas em 2001 e atualizadas em 2014.
Nessa adequação deu-se ênfase especial a três tópicos: 1) – Ensino baseado em competências e voltado para a comunidade e o Sistema Único de Saúde; 2) – Utilização de metodologias ativas de ensino (mudança do paradigma de aula centrada no professor, que passa a se centrar no estudante, ficando o professor como facilitador do processo de aprendizagem); 3) Implementação da interdisciplinaridade (sistema de módulos), objetivando a educação interprofissional e o cuidado integral à saúde.
Conforme a professora Edna Pereira, em 2014, quando se iniciou a implementação efetiva do novo PPC, como esperado, houve dificuldades comuns em mudanças desse tipo. Por isso, paralelamente à execução do novo currículo, fez–se uma avaliação curricular para detectar as dificuldades encontradas, a fim de que os gestores desse currículo buscassem a solução simultaneamente. Com essa preocupação somente este ano já foram realizadas duas oficinas sob a coordenação do professor Valdes Ballela, além de sua assessoria direta a cada projeto pedagógico.
De acordo com a última avaliação do Professor, ficou estabelecido para a equipe da Faculdade de Medicina da UFG a realização de tarefas específicas, divididas em três etapas: a) ampla divulgação e discussão dos resultados entre docentes e discentes; b) desenvolver um plano de ação para melhorar o currículo do primeiro ano, solucionando as dificuldades detectadas; c) e a aplicação de um questionário on line para os docentes.
26/agosto/2015