3

Presidente da EBSERH visita o HC-UFG nesta segunda-feira, 17/08.

   O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), professor Newton Lima, visitou nesta segunda-feira, dia 17/08, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). A visita fez parte da agenda do presidente, com a intenção de conhecer as instalações e os serviços oferecidos pelas unidades que assinaram contrato com a estatal.

    Newton Lima foi recepcionado no auditório do Serviço de Dermatologia do HC-UFG pelo reitor da UFG, Prof. Dr. Orlando Afonso Valle do Amaral, pelo superintendente do HC-UFG, Prof. Me. José Garcia Neto, e pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia. Também estiveram presentes o deputado federal Pedro Chaves (PMDB-GO), o secretário municipal de saúde de Goiânia, Fernando Machado, e dois pró-reitores da UFG, Prof. Dr. Carlito Lariucci (Pró-Reitoria de Administração e Finanças - PROAD) e Prof. Dr. Geci José Pereira da Silva (Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos – PRODIRH). O auditório ficou lotado por diretores das faculdades de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) da UFG, chefes de unidades e servidores do HC-UFG.

    O superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, iniciou o momento dando as boas vindas ao professor Newton Lima e disse estar com boas expectativas em relação ao contrato do HC-UFG com a EBSERH para a gestão do hospital. “Já nestes primeiros seis meses de contrato com a EBSERH podemos perceber uma melhoria em nossos índices hospitalares. Acredito que a EBSERH irá nos conduzir a um caminho de crescimento e fortalecimento para a superação de nossas dificuldades”, afirmou José Garcia.

    O reitor da UFG, Prof. Orlando Amaral, ratificou a fala do superintendente ao dizer que há anos o Hospital das Clínicas da UFG acumula uma dívida anual que tem sido uma barreira para o desenvolvimento e a estruturação de serviços no HC-UFG. “Com a adesão do HC à gestão por meio da EBSERH, esperamos resolver esse grave problema, pois a forma de destinação dos recursos para o HC será diferente daquela que era feita anteriormente”.

    Em sua fala, o presidente da EBSERH, Newton Lima, destacou que o endividamento é um problema histórico dos hospitais universitários e que a estatal foi criada para reparar a precariedade de mão-de-obra e de recursos materiais destes hospitais. “É importante citar que a EBSERH não foi criada para privatizar esses hospitais, mas sim para consolidar o papel dos hospitais universitários como os melhores centros formadores dos profissionais de saúde nas universidades federais e também garantir a prestação de serviços de saúde com qualidade aos usuários do SUS”, enfatizou o presidente.

    “A EBSERH irá substituir os funcionários terceirizados por funcionários concursados, acabando com o desvio de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS), os quais deixarão de ser utilizados para o pagamento desses funcionários e serão investidos na ampliação dos serviços de saúde”, explicou.

    Com a adesão ao contrato de gestão com a EBSERH, o Ministério da Educação (MEC) será o provedor de recursos para o pagamento da folha de pessoal dos HUs pertencentes à rede e para a reestruturação do parque tecnológico desses hospitais, por meio do Programa Nacional de Reestruturação de Hospitais Universitários Federais (REHUF), enquanto que o Ministério da Saúde (MS) será o provedor de recursos para a estruturação e manutenção dos serviços de saúde nestes hospitais através dos gestores estadual e municipal. O HC-UFG realizará, no mês de setembro, seu primeiro concurso público pela EBSERH, com a oferta de 475 vagas para as áreas assistencial, médica e administrativa.

Parcerias 

    O reitor Orlando Amaral também citou a importância da parceria entre a bancada federal de parlamentares goianos e a UFG. “Esse apoio tem sido fundamental para a construção do novo edifício de internações do Hospital das Clínicas”, destacou. A obra está em andamento e o projeto prevê a construção de 20 pavimentos, que contemplarão dois centros cirúrgicos, três pavimentos destinados às unidades de terapia intensiva adulto, pediátrica e neonatal, um pavimento de internação para transplantes, centro obstétrico, hemodinâmica e oito pavimentos de internação geral, que contemplará 600 leitos.

   Em razão do ajuste econômico vivido pelo país, o deputado federal Pedro Chaves (PMDB-GO) disse que há dificuldades para a liberação de emendas parlamentares de bancadas, porém se dispôs a trabalhar para a liberação de mais emendas destinadas à obra do edifício de internações do HC-UFG em suas emendas individuais.

   O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, que também é médico graduado pela UFG, acredita que a parceria entre HC-UFG e EBSERH será fundamental para a consolidação do papel do HC como campo de pesquisa, de geração do conhecimento e de uma sólida formação de profissionais de saúde da UFG. “Por não haver uma regionalização dos serviços de saúde em nosso Estado, o HC-UFG recebe muitos usuários do SUS encaminhados do interior ou até mesmo de outros estados do país para a realização de tratamentos de média e alta complexidade. Por isso, eu estou aqui para me colocar à disposição para a busca de soluções que possam contribuir para a melhoria dos serviços de saúde da nossa região”, enfatizou o prefeito.

  O presidente da EBSERH, Newton Lima, também propôs uma reunião com os parlamentares da bancada goiana no Congresso Nacional para expor o novo mecanismo de destinação dos recursos federais para os hospitais universitários e, assim, consolidar uma parceria com a classe política para investimentos neste setor.

   Logo após a reunião, Newton Lima visitou as instalações do HC-UFG que estão em reforma, como o Centro de Referência em Oftalmologia (Cerof), Pronto Socorro e Setor de Radiologia, onde está sendo instalado o equipamento de ressonância magnética, e as obras em construção, como o edifício do Programa de Mastologia e o novo bloco de internações do HC-UFG. Também visitou a Faculdade de Medicina da UFG.

 

    Durante a tarde, o presidente da EBSERH se reuniu com as equipes de gestão e chefes das unidades do HC-UFG para sanar as dúvidas de servidores quanto ao funcionamento dos serviços e a garantia do incentivo ao ensino e à pesquisa no HC.

   Após a visita às instalações do HC-UFG, Newton Lima declarou que providenciará para o orçamento deste ano o atendimento de três reivindicações de complementação de recursos para a conclusão das obras de reforma do Pronto Socorro, Cerof e a finalização da construção do prédio do Serviço de Mastologia, cujos valores somam mais de R$ 1,5 milhão. Para o orçamento de 2016, ele irá trabalhar para a finalização da segunda etapa da obra de reforma do CEROF, cujo valor está estimado em R$ 2 milhões de reais.

    O presidente da EBSERH também declarou que ficou impressionado com a dimensão da obra do edifício de internações do HC-UFG. “Essa é uma obra que, por sua grandiosidade, exige que seja concluída, tendo em vista os benefícios que ela trará aos acadêmicos da UFG e usuários dos serviços hospitalares do HC oferecidos à população goianiense”, afirmou Newton. Pela manhã, ele se colocou à disposição do deputado federal Pedro Chaves (PMDB-GO) para apresentar argumentos junto à bancada parlamentar federal goiana a favor da escolha de uma emenda parlamentar, dentre 15 que são destinadas aos parlamentares goianos, à conclusão da obra do edifício de internações do HC-UFG. 

   Alguns servidores também questionaram o presidente como serão realizadas as pesquisas no HC-UFG. Newton Lima declarou que, ao assumir a presidência da EBSERH, ele também assumiu o compromisso de que a estatal irá atuar com respeito ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão das universidades, previsto no artigo 207, da Constituição Federal de 1988. Para tanto, ele espera contar com o apoio de professores e técnico-administrativos com experiência nessa área para a formação de uma comissão de ensino e pesquisa na EBSERH.

 

 

Arquivos relacionados Tamanho Assinatura digital do arquivo
2 81 Kb f76a91ba6790ca7df83fce1a5bca3628
1 37 Kb cecaf97948247ee1efdc122baf24f71d
3 40 Kb 2414c663ff70137d9e9a62f66bb8d5c7