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Teste de Progresso 2015 será aplicado na FM em outubro

     Está programado para outubro próximo o Teste de Progresso adotado pela Faculdade de Medicina da UFG para avaliar o desempenho cognitivo dos alunos do Curso. Essa avaliação, além  de aferir o desempenho dos estudantes, alcança outras dimensões do processo de ensino-aprendizagem na formação do médico, como habilidades psicomotoras e de atitudes.

     Está programado para outubro próximo o Teste de Progresso adotado pela Faculdade de Medicina da UFG para avaliar o desempenho cognitivo dos alunos do Curso. Trata-se de uma avaliação  longitudinal aplicada na graduação que, além  de aferir o desempenho cognitivo dos estudantes, alcança outras dimensões do processo de ensino-aprendizagem na formação do médico, como habilidades psicomotoras e de atitudes.

     Realizado pela primeira vez na FM/UFG em 2012, o Teste de Progresso  será aplicado a cada ano a todos os estudantes regularmente matriculados no Curso de Graduação em Medicina, desde os calouros do 1º semestre até os internos do 12º semestre.  Segundo  informação da Coordenação do Curso,  tanto no primeiro ano como em 2013 foi pouco expressiva a participação dos estudantes, mas de agora em diante deverá ser exigida de todos os alunos, nos diversos níveis de graduação.

    O Teste consta de uma única avaliação escrita, composta por 100 testes de múltipla escolha, com conteúdo abrangente ministrado por todas as disciplinas do Curso de Graduação em Medicina. Todas as questões serão contextualizadas com casos clínicos. A Comissão do Teste do Progresso 2015 está composta pelos professores Ana Maria de Oliveira (IPTSP), Antonio Rubens Alvarenga, Edna Regina Pereira, Fátima Lindoso (Faculdade de Medicina) e Luciana Freire (Faculdade de Educação).

    Segundo a professora  Ana Maria, que é docente  do Departamento  de Medicina Tropical e Dermatologia (IPTSP), na  disciplina Doenças Infecciosas, Parasitárias e Dermatologia do quarto ano do Curso de Medicina, das conclusões retiradas da aplicação do TP pode-se inferir sobre conteúdo e estrutura curricular da graduação e o desenvolvimento/crescimento acadêmico dos estudantes.

    O teste dá ainda ao estudante a oportunidade de verificar a evolução de seu desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso, servindo como instrumento de avaliação formativa e identificando problemas potenciais, o que  possibilita correções para a melhoria contínua do estudante e do curso. Outra utilidade do Teste, ainda  segundo a professora, é servir como treinamento para os estudantes, com vistas aos processos seletivos dos quais eles irão participar no decorrer de sua vida profissional, tais como os concursos para Residência Médica.

     O TP 2015 da Regional Centro-Oeste está sendo organizado por um Consórcio de dez Escolas Médicas Públicas e Privadas do Centro-Oeste, quais sejam: Universidade de Brasília-UnB, Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul-UFMS, Universidade de Cuiabá-UNIC, Universidade de Dourados-UFD, Universidade Federal de Anhanguera-UNIDERP, Centro Universitário UNIEVANGÉLICA, Escola Superior de Saúde Pública-ESCS e Universidade Federal de Goiás-UFG, com apoio da Associação Brasileira de Educação Médica- ABEM.

Avaliação dos Resultados

 

    A avaliação dos resultados permite que a Coordenação do Curso avalie, em associação com outras ferramentas, as áreas em que os estudantes estão apresentando dificuldades, na busca de correção e aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem de forma global e por áreas específicas. A análise dos resultados do Teste de Progresso permite  ainda que sejam tomadas decisões e que se implementem ações na busca de melhorias contínuas tanto em nível do estudante, individualmente, como em nível do curso de graduação, de uma forma mais global.

    Adicionalmente, o processamento e a análise dos resultados obtidos permitirá que a Coordenação do Curso construa curvas de desempenho cognitivo que auxiliarão na identificação das fragilidades e potencialidades dos estudantes nas diversas áreas de conhecimento e nas diferentes fases do curso. Estas informações, em adição a outras advindas de variadas ferramentas avaliativas, possibilitarão, em seu conjunto, aperfeiçoar  as estratégias de ensino-aprendizagem e os métodos pedagógicos adotados.

     Além disso, importantes programas de Residência têm considerado a participação em Testes de Progresso como parte de atividades passíveis de receber em pontuação na análise do currículuvitae dos candidatos à admissão em programas de Residência Médica. Esta é uma tendência que deverá expandir-se para outros hospitais escola e sua inclusão em etapas da avaliação da próxima seleção aos Programas de Residência Médica da UFG.

    Quanto à divulgação dos resultados, os dados individuais do Teste de Progresso não serão divulgados de forma pública  e cada estudante individualmente poderá, mediante a inserção de senha pessoal, ter acesso ao resultado do seu Teste de Progresso e da evolução de seus resultados (progresso) ao longo dos próximos anos.

 

 

                    30/junho/2015