
54º Show do Esqueleto será neste sábado, dia 23
O Show do Esqueleto, tradicional espetáculo promovido anualmente pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFG, será neste sábado, dia 23 de maio, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. A criação e a apresentação do espetáculo são creditadas ao Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA) da FM, que escolheu para este ano o tema Liberdade.
Será neste sábado, dia 23 de maio, a apresentação do histórico e tradicional Show do Esqueleto, promovido anualmente pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFG e este ano em sua 54ª edição, que será realizado no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em duas sessões, às 18 e às 21 horas. Os ingressos, ao preço de 25 reais mais um quilo de alimento não perecível, estão à venda nos corredores da FM/UFG e na bilheteria do Centro Cultural, antes do espetáculo.
A 54ª edição do Show do Esqueleto é uma produção do segundo ano do Curso de Medicina da UFG, patrocinado pelo Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA), cujos acadêmicos são os atores em todos os quadros do espetáculo, com exceção das tradicionais ‘baleiras’, que contam também com a participação de alunos das demais turmas, que atuam como colaboradores.
O Show do Esqueleto é o primeiro e mais tradicional evento cultural do CAXXIA, criado em 1962 pelo então acadêmico Heitor Rosa, - mais tarde o décimo diretor da FM - com o objetivo de substituir o trote de extravagantes e perigosas brincadeiras pelo trote inteligente, com a dramatização de críticas políticas e sociais e muita alegria e risos. Essa característica se mantém até hoje e desta vez os organizadores prometem um espetáculo que terá como tema central Liberdade.
Segundo o acadêmico João Gabriel, presidente da comissão que organiza o espetáculo deste ano, O Show do Esqueleto começou sua história já com um caráter libertário, denunciando a ditadura militar. Em 2015, trinta anos após o fim desse período seria interessante ressaltar esse lado crítico e subversivo do Show para questionar as novas (e velhas) opressões que ainda fazem da liberdade uma utopia. Questões políticas mais amplas poderiam ser levantadas, tais como: “quem é verdadeiramente livre na nossa sociedade ainda tão preconceituosa, desigual e violenta?” “como o Estado continua sendo fonte de poder desmedido e opressão?” e “seriamos um país realmente democrático?”.
Ainda segundo o acadêmico João Gabriel, “a liberdade também é algo subjetivo, um ímpeto que cada um traz dentro de si e que, apesar de tudo, resiste contra as inúmeras amarras que nos são impostas (ou que impomos sobre nós mesmos). Sendo assim, o Show do Esqueleto trataria a liberdade como o sentimento ao mesmo tempo individual e universal que ela é, e tentaria trazer à tona a seguinte questão para toda a turma: O que significa para você, em especial, ser livre?”
21/maio/2015