Turma 57 da Faculdade de Medicina da UFG cola grau

Sob o comando do vice-reitor Manoel Rodrigues Chaves, aconteceu na noite desta terça-feira dia 13 de janeiro deste ano de 2015 a cerimônia de Colação de Grau de  nova turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Turma  57, formada por 110 novos médicos. A solenidade teve lugar no Centro de Cultura e Eventos  Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia  e foi presenciada por milhares de pessoas, familiares e convidados dos novos médicos,  que lotaram  o
Centro.

Sob o comando do vice-reitor Manoel Rodrigues Chaves, aconteceu na noite desta terça-feira, dia 13 de janeiro deste ano de 2015, a cerimônia de Colação de Grau de  nova turma da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás – Turma  57, formada por 110 novos médicos. A solenidade teve lugar no Centro de Cultura e Eventos  Professor Ricardo Freua Bufáiçal, no Campus Samambaia  e foi presenciada por milhares de pessoas, familiares e convidados dos novos médicos,  que lotaram  o
Centro.

Os formandos escolheram como paraninfo o professor Antonio Rubens Alvarenga, do Departamento de Pediatria da FM/UFG;  como Professor Homenageado, o  docente Ly de Freitas Fernandes, do Departamento de Cirurgia da FM e como Residente Homenageado, o médico Luiz Duarte Toledo Júnior. O Funcionário Homenageado foi o senhor  Antonio  Gonçalves da Silva, da Sala Técnica da FM. Fizeram parte da mesa diretora da solenidade presidida pelo Vice-Reitor a diretora da Faculdade de Medicina da UFG, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, o Paraninfo, o Professor Homenageado, a coordenadora do Curso de Medicina, professora Edna Regina Silva Pereira e o ex-reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil.

A Turma 57 recebeu o nome de Rosana Karine Campos Magalhães, em homenagem  à jovem médica que faleceu aos 27 anos em acidente aéreo em 2006. Trata-se  da irmã do formando Flávio Campos Magalhães, ex-aluna  da FM/UFG  que morreu enquanto cursava Residência Médica  - Cirurgia Geral- em Manaus (AM).  Seu irmão, que até então cursava Agronomia em Viçosa (MG), foi persuadido por ela  a abandonar o curso  e ingressar na Medicina, devido aos “encantos da  profissão” experimentados por ela.

A cerimônia se iniciou com a execução  do Hino do Panamá,  em atenção a uma das formandas, natural daquele país. Houve em seguida e execução do Hino Nacional Brasileiro e na sequência  a concluinte Juliana Andrade Mendonça fez o Juramento de Hipócrates, em nome de toda a Turma 57. Deu-se então a Outorga de Grau concedida a todos os formandos pelo
Vice-Reitor,   representados pelos concluintes Alinne Rodrigues Belo e
Gabriel Brom Andrade.

A Oradora da Turma,  Amanda Dominience Menezes, fez  em seguida uso da palavra, iniciando por cumprimentar a mesa diretora, os presentes e especialmente seus colegas. Relembrou  o  ingresso deles, todos por volta de 18 anos, à  Universidade quando sentiram todo o peso da responsabilidade que a situação se impunha  ao assumir um fardo, segundo a oradora, ao mesmo tempo doce e amargo da vida acadêmica.

 Sugeriu aos colegas que a jornada de cada um que se iniciava naquele momento seja sempre marcada com o tempero da sensibilidade e que mesmo por caminhos variados, todos nunca se esqueçam da amizade que agora os une e que nunca percam, no exercício da profissão, a vontade de ajudar e de aliviar o sofrimento humano, atuando sempre  conscientes da importância  da missão do médico.

O discurso seguinte foi da diretora da Faculdade de Medicina, professora Fátima Lindoso,
que saudou os novos médicos que abraçaram a profissão enquanto ainda adolescentes e jovens cheios de sonhos e que agora, possam assumir sua nova realidade pautados sempre pela ética. Lembrou ainda que a Faculdade de Medicina se orgulha  de entregar à sociedade os 110 novos médicos e que espera que cada um se dedique à profissão  marcando o cotidiano com os pilares da paciência,  perseverança, doação e acima de tudo amor, conscientes sempre que  um dos propósitos maiores do médico é preservar e prolongar a vida.

Falou por último o vice-reitor Manoel Rodrigues Chaves, que falou de sua alegria de comandar aquela “noite memorável”, cumprimentando especialmente os novos médicos, seus familiares e toda a mesa diretora. Saudou especialmente o ex-reitor Edward Madureira Brasil por sua brilhante gestão à frente da UFG por dois mandatos consecutivos e mencionou que o Parlamento brasileiro deixou de ter em seu quadro  um grande nome. Fez também  um breve relato da atual gestão da Universidade que  acaba de completar um ano, citando em especial a abertura de novos cursos de Medicina no campus de Jataí e no campus de Catalão.

Deu-se em seguida a leitura do Termo de Colação de Grau pela coordenadora administrativa da FM, Izildinha
Alves da
Silva Jorge, assinada após pelo Vice-
Reitor e a Diretora. E, por fim, fez-se a chamada nominal dos novos médicos para entrega dos diplomas. 

14/janeiro/2015

Fonte: Imprensa FM/UFG