
FM recebe documento que deu origem à sua criação
A Faculdade de Medicina da UFG tem agora mais um importante documento para complementar o seu acervo histórico. Trata-se da Ata de criação da Associação Pró-Faculdade de Medicina de Goiás, doada pela Casa de Cultura Altamiro de Moura Pacheco e a Academia Goiana de Letras, entregue em solenidade realizada na noite do último dia 10 de dezembro, na sede da Academia, localizada na Avenida Araguaia esquina com a Rua 15 – Centro.
A Faculdade de Medicina da UFG tem agora mais um importante documento para complementar o seu acervo histórico. Trata-se da Ata de criação da Associação Pró-Faculdade de Medicina, doada pela Casa de Cultura Altamiro de Moura Pacheco e a Academia Goiana de Letras, já que o documento fazia parte do acervo pessoal do médico Altamiro de Moura Pacheco, de cujo legado se instituiu a Casa de Cultura que leva seu nome.
A entrega do documento à diretora da FM, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, aconteceu em solenidade realizada na noite do último dia 10 de dezembro, na sede da Academia, antiga residência de Dr. Altamiro, um dos decanos da medicina em Goiânia, localizada na Avenida Araguaia esquina com a Rua 15 – Centro. Na oportunidade foram também apresentados aos presentes a logomarca e o domínio e site inicial da Casa Altamiro.
O documento entregue à FM é datado de 23 de março de 1957 e foi firmado “sob os auspícios da Associação Médica de Goiás na sede do Clube Universitário em Goiânia...” quando “reuniram-se pessoas e entidades, agregadas para que se fundasse a presente instituição”. Os trabalhos foram conduzidos pelo então presidente AMG, médico Luiz Rassi, com a presença do prefeito da cidade, João de Paula Teixeira Filho e de dezenas de médicos pertencentes à associação.
A ata de criação, feita e assinada por José Xavier de Almeida Júnior, seguiu firmada também por Francisco Ludovico de Almeida Neto, João de Paula Teixeira Filho, Domingos Viggiano, Joffre Marcondes de Rezende, Joaquim Pereira de Souza, Dílson Antunes de Oliveira, Sergio Paulo Moreira, Raul Rassi, Maria Augusta Santana, Neusa Aires, Araújo Jorge, Geraldo Brasil, Geraldo Pedra e muitos outros membros da Associação, somando 77 assinaturas.
O passo seguinte, ainda na mesma sessão, foi a criação dos Estatutos da Associação Pró-Faculdade de Medicina de Goiás, constando de seis capítulos redigidos em 15 páginas e firmados ao final pelo secretário José Xavier de Almeida Júnior e por Francisco Ludovico de Almeida Neto, Domingos Viggiano e Waldir Costa.
Fonte: Imprensa FM/UFG