Cobem 52

Delegação da Medicina/UFG participa do 52º COBEM em Joinville

A Faculdade de Medicina da UFG irá participar  do 52º Congresso Brasileiro de Educação Médica – 52º COBEM -  que este ano se realiza  em Joinville (SC) de 31 de outubro a 03 de novembro, reunindo docentes e discentes das escolas médicas de todo o País para discutir questões do setor e compartilhar informações, visando a melhoria do ensino. O encontro é uma promoção da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e prevê a presença de  três mil participantes.

A Faculdade de Medicina da UFG irá participar  do 52º Congresso Brasileiro de Educação Médica – 52º COBEM -  que este ano se realiza  na cidade de Joinville (SC) no período de 31 de outubro a 03 de novembro, reunindo docentes e discentes das escolas médicas de todo o País para discutir as principais questões do setor e compartilhar informações, visando a melhoria do ensino para formação de  médicos cada vez mais preparados para o exercício da profissão. O encontro é uma promoção da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), que prevê a presença de  três mil participantes.

O local do evento será o Centro Comercial Expoville e para este ano foi escolhido o tema “As Escolas Médicas como Transformadoras da Sociedade”. Da Faculdade de Medicina da UFG irão participar a diretora da unidade, professora Fátima Maria Lindoso, os professores Alexandre Roberti, Maria do Rosário Ferraz Roberti e Edna Regina da Silva Pereira, além dos discentes que irão  em um grupo de mais de 30 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Curso de Medicina. A professora Edna Pereira será a delegada docente junto ao 52º COBEM, enquanto o delegado discente será Davi Farias Pereira, aluno do terceiro ano da FM.

A programação do 52º COBEM prevê a realização de palestras e conferências, simpósios  e mesas redondas  sobre assuntos relativos ao tema central e  palestra de abertura será sobre “Políticas Avaliadoras do MEC e MS para a Formação Médica”. Um dos pontos altos da programação será o Fórum dos Coordenadores  e Diretores das Escolas Médicas e outros sub-temas propostos são: Avaliação- Teste Progresso; Urgência e Emergência; Internato Médico; Estratégia do  Desenvolvimento Docente; e Influência do Provab (Programa dos Profissionais da Atenção Básica)  e do Programa Mais Médicos na Residência Médica.

Outros assuntos relevantes na formação médica serão tema de estudos e debates como  Trote e Violência;  Avaliação Institucional/Curso de Medicina; Relação entre as Escolas Médicas e a Rede de Atenção à Saúde; Temas Transversais para a Formação Médica; Abordagem Multiprofissional do Processo de Ensino e Aprendizagem; Judicialização da Saúde; Adequação dos Cursos às Leis; Sustentabilidade e Institucionalidade – Pro e Pet Saúde.

E, ainda,  Ligas: Um momento de Aperfeiçoamento ou Curso Paralelo de Medicina? Estratégias de Fixação do Médico/Professor e Regulação da Residência Médica no Brasil. As discussões  serão pautadas também  sob a ótica da comemoração dos 50 anos da ABEM e dos 10 anos de execução das Diretrizes Curriculares. Outro destaque na programação  será a reunião ordinária da ABEM, que terá sua pauta própria.

Saiba mais: Clique aqui

Fonte: Imprensa FM/UFG