
Otorrinolaringologia do HC promove Curso de Disfagia
Curso será realizado no dia 31 de maio e é destinado a acadêmicos e profissionais de saúde em geral. Inscrições somente na Associação Goiana de Otorrinolaringologia.
O serviço de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da UFG promoverá, no dia 31 de maio, o Curso de Disfagia. O curso contará com a presença de convidados renomados no assunto e será realizado das 07h30 às 12 horas, no Centro de Aulas D da UFG, 5º andar, Setor Leste Universitário, Goiânia-Goiás.
O curso é destinado a acadêmicos e profissionais de saúde em geral. O valor do investimento é de R$25 reais para acadêmicos e R$75 reais para demais profissionais.
As inscrições serão realizadas somente na Associação Goiana de Otorrinolaringologia, situada à Rua 1.128, n. 343, Setor Marista, Goiânia - Goiás. Telefone: (62) 3095-1344, no período das 13 às 18 horas, tratar com Renata.
Informações pelo email orlccp.hc.ufg@gmail.com
O que é a Disfagia: sintomas e formas de tratamento
Definida como um sintoma, a disfagia é a dificuldade de engolir, que pode afetar tanto a transferência do bolo alimentar da cavidade oral ao esôfago e do esôfago ao estômago. O chefe do serviço de Otorrinolaringologia do HC/UFG, professor Claudiney Cândido Costa, considera que este é um tema importante para ser discutido, pois a maioria das pessoas desconhece o significado do termo “Disfagia”.
De acordo com o especialista, as causas que provocam a disfagia podem ser neurológicas, musculares, de obstrução mecânica, distúrbios motores do esôfago, além das formas psicogênicas. “Nestas últimas, as pessoas referem sensação de aperto ou bolo na garganta (globus), geralmente associada a fatores emocionais”, explica Dr. Claudiney Cândido.
Claudiney afirma ainda que as disfagias podem levar à aspiração laríngea durante a deglutição (pneumonias aspirativas) e desnutrição. O diagnóstico é realizado por meio de avaliação clínica e exames de imagens. O prognóstico dependerá do diagnóstico precoce e a causa.
O tratamento dependerá da causa, em alguns casos especiais a reabilitação fonoaudiológica pode melhorar a deglutição. Tosse, regurgitação e engasgos durante a alimentação podem sugerir presença de disfagia.
PROGRAMAÇÃO
08:00 às 08:45h - Cintia Oliveira. Avaliação e tratamento fonoaudiológico nas disfagias.
08:45 às 09:30h - Dayse Manrique. Diagnóstico médico: etiológico, sindrômico, funcional, exames
09:30 às 10:00h - Joffre Filho. Disfagia esofágica, RGE
10:00 às 10:15h – Perguntas
10:15 às 10:30h – Intervalo
10:30 às 10:50h – Claudiney Costa. Tratamento da sialorréia com toxina botulínica
10:50 às 11:50h - Dayse Manrique. Tratamento médico: medicamentos e cirurgias
11:50 às 12:00h – Perguntas
Convidados
Cíntia Aparecida de Oliveira Abadia (Goiânia). Fonoaudióloga. Especialista em Terapia Intensiva. Fonoaudiologia do Hospital de Urgência Dr. Henrique Santillo - Anápolis e Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) da Prefeitura de Goiânia.
Claudiney Cândido Costa (Goiânia). Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Doutor em Medicina atualmente professor adjunto e Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Goiás.
Dayse Manrique (São Paulo). Otorrinolaringologista e Cirurgião de Cabeça e Pescoço. Doutora em Medicina. Atualmente é médica Otorrinolaringologista da Associação de Assistência à Criança Deficiente de São Paulo.
Joffre Rezende Filho (Goiânia). Gastroenterologista. Doutor em Medicina. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás.
Coordenação e Organização
Comissão Científica do Serviço de Otorrinolaringologia HC-UFG
Dr. Claudiney Candido Costa
Dr. Hugo Valter Lisboa Ramos
Dra. Melissa Ameloti Gomes Avelino
Dra. Valeriana de Castro Guimarães
Source: Assessoria de Comunicação do HC/UFG