
FM presta última homenagem ao seu fundador
A Faculdade de Medicina da UFG prestou uma homenagem ao seu fundador, Professor Doutor Francisco Ludovico de Almeida Neto no seu falecimento, ocorrido no dia 31 de março último.
A Faculdade de Medicina da UFG prestou uma homenagem ao seu fundador, Professor Doutor Francisco Ludovico de Almeida Neto no seu falecimento, ocorrido no dia 31 de março último. A homenagem aconteceu quando do sepultamento realizado no final da manhã do dia seguinte, com a Bandeira da Faculdade cobrindo o féretro e uma saudação feita, em nome da diretoria, pelo Professor Emérito da UFG e também ex-diretor da FM Heitor Rosa, que falou do pesar de toda a comunidade acadêmica pela sua morte, ressaltando o amor e o respeito que todos a ele dedicaram.
A Bandeira e o discurso proferido à oportunidade, por decisão da diretoria da Escola, passam a fazer parte do acervo histórico da Faculdade de Medicina da UFG, juntamente com outros dados coletados no Cinquentenário da FM celebrado em 2010 e que fará parte do museu da Escola, que se instalará após a conclusão das obras de reforma e ampliação da sua sede.
Veja na íntegra o texto proferido na homenagem ao Professor Francisco Ludovico:
“Meu Adeus,
Meu querido diretor, mestre, professor, maestro, amigo e companheiro.
Olha, estamos todos aqui. Teus colegas que te ajudaram na criação da FM, teus ex-alunos da década de 60, docentes que empunham a Bandeira da tua obra, servidores que te serviram e outros que servem a tua criação, alunos que herdaram teus ideais e a tua memória. Somos a família que criaste.
A Faculdade de Medicina, tua filha, fruto do teu idealismo, hoje passa o momento mais triste de sua história de 54 anos. Tu deixaste a Casa de Francisco órfã e silenciosa. Calaste todos aqueles que fizeram dela seu abrigo científico.
Não há por que rememorar as tuas obras e lutas, pois toda essa multidão aqui presente aqui veio exatamente para homenagear teus feitos como homem, humanista, idealista e professor da simplicidade. Nunca usaste tua obra e prestígio para proveito pessoal ou político.
Nenhuma homenagem é suficiente para dizer –te do amor e respeito que te dedicamos.Nenhuma lágrima pode dizer o quanto estamos tristes. Nenhuma palavra poderá exprimir toda a gratidão e o quanto te devemos. Nem a injustiça dos idos de 31 de março de 64 conseguiu dobrar-te.
Saiba, porém, que te entrego o amor de todos os teus descendentes, dos alunos dos alunos dos teus alunos, continuadores dos teus sonhos, os quais mudaram e mudam a face da saúde deste Estado.
Como testemunha e participante do alvorecer desta Escola, eu beijo as tuas mãos. Pela honra que o destino me deu de suceder-te na direção da tua casa, a Deus eu agradeço.
Nós, da Casa de Francisco, queremos com esta bandeira da FM cobrir-te com o nosso carinho e abraço; ela será o símbolo permanente de tua presença entre nós. Que os bons espíritos te conduzam ao Senhor; que recebas o prêmio para aqueles que souberam servir pela virtude de servir.
Obrigado, Chico!
Heitor
01/04/2014”
Source: Imprensa FM/UFG