
PET Saúde –Estágio Comunitário encerra módulo este mês
Realiza-se até o final deste mês de novembro o segundo módulo do PET Saúde – Estágio Comunitário, coordenado pelas professoras Edna Regina Pereira, Bárbara Rocha e Cerise Castro, que representam, respectivamente, as Faculdades de Medicina, de Enfermagem e de Odontologia da UFG. Este módulo, voltado para a Preceptoria, objetiva capacitar os preceptores para atividades de docência direcionadas ao ensino superior na Saúde.
Está sendo realizado até o final deste mês de novembro o segundo módulo do PET Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho-Estágio Comunitário, coordenado pelas professoras Edna Regina Pereira, Bárbara Rocha e Cerise Castro, que representam, respectivamente, as Faculdades de Medicina, de Enfermagem e de Odontologia da UFG. Este módulo, iniciado em agosto, é voltado para a Preceptoria e tem como principal objetivo capacitar os preceptores para atividades de docência direcionadas para o ensino superior na Saúde.
O PET Saúde, iniciado em 2010, tem como meta tutoriar as atividades do Estágio Comunitário nos três cursos da área de saúde (Medicina, Enfermagem e Odontologia) dando suporte didático e técnico aos preceptores e ao mesmo tempo visando envolver os estagiários (discentes) na Atenção Básica da Saúde, contribuindo para sua formação profissional. O primeiro módulo deste ano, realizado de abril a junho, teve como tema Ética e Profissionalismo e o terceiro, previsto para o período de abril a junho de 2014, estará voltado para a Saúde Mental.
Este ano, o foco do PET Saúde é a Educação Permanente e para isso as três professoras coordenadoras estão utilizando a Plataforma Moodle da UFG para ministração de cursos à distância. O público alvo são os preceptores dos três cursos mencionados, mais estudantes bolsistas do PET e alunos da pós-graduação em Ensino da Saúde, no total de 24 participantes. O formato do curso inclui fórum de discussão, leitura de artigos e apresentação de vídeos e tele-aulas, incluindo questionários de avaliação pré e pós curso.
Explicam as coordenadoras que, embora direcionado para preceptores, é fundamental a participação dos estudantes neste curso porque eles, além de adquirirem conhecimentos enquanto futuros preceptores, podem contribuir com sua visão discente para melhor andamento das atividades. A professora Edna Regina Pereira, coordenadora representante da Faculdade de Medicina, acredita que os cursos do PET aproximaram a Universidade do Estágio Comunitário realizado à distância.
No caso específico deste módulo, segundo ela, beneficia especificamente os Estágios Comunitários da UFGem São Luisde Montes Belos e Firminópolis. Ainda conforme a visão da professora Edna, a utilização da Plataforma Moodle possibilita à Universidade a oportunidade de exercer melhor o seu papel de formação e supervisão, mesmo à distância.
Veja a seguir como o curso foi organizado através do módulo Preceptoria para os profissionais da Saúde.
((moodle)).
Fonte: Imprensa FM/UFG