
Laboratório do Sono pronto para funcionar em breve
Em breve estará funcionando, nas instalações do Hospital das Clínicas, o Laboratório do Sono do Serviço de Pneumologia da Faculdade de Medicina da UFG, que será mais uma ferramenta importante no diagnóstico dos problemas da área e impulsionará as atividades de assistência ensino e pesquisa.
A coordenação do Serviço de Pneumologia da Faculdade de Medicina da UFG anuncia que em breve estará funcionando, nas instalações do Hospital das Clínicas, o Laboratório do Sono, que será mais uma ferramenta importante no diagnóstico dos problemas do setor, proporcionando à comunidade usuária atividades de assistência, ensino e pesquisa. O espaço a ser ocupado pelo novo laboratório será na ala de exames do segundo andar do HC.
O Laboratório do Sono surgiu com projeto da coordenadora do Serviço de Pneumologia da FM/HC, professora doutora Maria Auxiliadora Moreira, segundo ela motivado pela necessidade de se propiciar exames de diagnóstico nessa área para os pacientes do hospital e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)em geral. E, ainda, oferecer aos residentes e demais acadêmicos de Pneumologia um local para estágios e aulas específicas.
Segundo a coordenadora do Serviço, embora os distúrbios do sono tenham relevante frequência e significante impacto na saúde da população, ainda não há em Goiânia um local que realize exames para diagnóstico nessa área que seja voltado para o SUS. A coordenação do novo laboratório ficará por conta da professora doutora Maria Conceição Queiroz, que faz parte do corpo docente do Serviço de Pneumologia da FM. Ela contará com uma equipe de três técnicas, que já estão sendo treinadas para operar os equipamentos e decifrar os registros polissonográficos.
Quanto aos polissonógrafos, informa a coordenadora que eles já foram instalados, adquiridos pelo Departamento de Clínica Médica da Faculdade por meio da utilização de recurso proveniente de um curso que teve como público-alvo os médicos da Secretaria Municipal de Saúde e que foi ministrado sob a coordenação da professora doutora Cacilda Pedrosa de Oliveira, daquele departamento.
Fonte: Imprensa FM/UFG