Homenagem - Geraldo Francisco do Amaral

Alegria e emoção na homenagem ao prof. Geraldo Amaral

Cerimônia simples marcou  nesta segunda-feira, dia 29, na Faculdade de Medicina da UFG o descerramento de uma placa em homenagem ao professor Geraldo Francisco do Amaral, que a partir de agora empresta seu nome ao CentroHumor, por ele criado em 2007.A solenidade foi realizada às 8 horas no pátio interno da Faculdade, com a presença de representantes da Universidade e da FM. 

Em solenidade simples, mas marcada por muita emoção, reuniu-se esta manhã, dia 29 de abril,  no prédio velho da Faculdade de Medicina a cúpula da UFG, da Faculdade, do Hospital das Clínicas e especialmente do Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da FM, para descerramento de uma placa em homenagem ao professor Geraldo Francisco do Amaral, aposentado precocemente, motivado por sérios problemas de  saúde.O homenageado empresta a partir de  agora  seu nome ao CentroHumor – Centro de Referência  em Tratamentos dos Transtornos do Humor, por ele criado em 2007.

A solenidade, realizada às 8 horas no pátio interno da Faculdade de Medicina e com a placa afixada no prédio original da escola,  foi aberta pela chefe do Departamento de Saúde Mental da FM, professora Berta Baltazar Elias, que inicialmente agradeceu a presença de todos  e convidou o professor João Alberto Campos para falar aos  presentes da pessoa do homenageado e do seu papel na vida do Departamento  e de toda a Faculdade.

Ao saudar os presentes, em especial a esposa do homenageado, senhora Rôsaly Campos do Amaral e seu filho, Daniel Campos do Amaral, o professor João Alberto falou da alegria e da emoção da  equipe de psiquiatria em prestar homenagem ao professor Geraldo, lembrando seu importante papel como docente, particularmente sua luta pela criação do CentroHumor, que hoje é referência no atendimento à comunidade com relação dos transtornos do humor, além de ter se estabelecido como expoente no campo do ensino avançado para residentes e profissionais de área.

Foi dada em seguida a palavra à esposa do homenageado, Rôsaly   do Amaral,  que justificou a ausência do professor, que ontem, sentindo-se incapaz de comparecer à solenidade hoje, escreveu um pequena saudação por ela lida aos presentes. Professor Geraldo, em sua mensagem, agradeceu a homenagem  e falou de sua alegria  e orgulho de  pertencer à Faculdade de Medicina  e ao Departamento de Saúde Mental, ressaltando que a equipe, especialmente do CentroHumor, a cada  dia se transforma mais  em referência tanto na docência como no atendimento ambulatorial.

O passo seguinte foi o descerramento da placa, feito reitor da UFG, professor Edward Madureira Brasil, a esposa do homenageado e o diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes, que também se pronunciou. Salientou a significância da homenagem e que não por acaso a placa comemorativa foi instalada no prédio antigo da FM, já tombado para  abrigar  o Centro de Memória da Faculdade, “que irá albergar toda a história da Casa”. Ressaltou por fim a importância do professor Geraldo no comando da disciplina Psicologia Médica e nos programas inovadores de tutoria por ele desenvolvidos.

O diretor do Hospital das Clínicas, professor José Garcia Neto, também fez elogios à dedicação e ao empenho do professor homenageado,  lembrando  as  batalhas que tiveram de travar  culminadas pela criação do CentroHumor e salientou o esforço pessoal do  homenageado pela  instalação de uma ala no HC específica para psiquiatria, “um sonho que em breve será realidade”,  garantindo ao paciente um atendimento não estigmatizado e maior acolhimento, livre da condição de preconceito.

Por fim falou o reitor Edward Madureira Brasil, que igualmente enalteceu a pessoa do homenageado, cuja atuação como docente e como médico sempre transcendeu   a Universidade  e a Faculdade de Medicina a que pertenceu, lembrando que seu empenho e esforço para criação da Unidade de Psiquiatria em breve se concretizará. E, ainda, pediu a dona Rôsaly que levasse ao seu esposo   o abraço e o carinho de todos os presentes e que ele saiba quanto é querido por todos, não somente na FM e no HC mas em toda a Universidade.

Source: Imprensa FM/UFG