Turma 55

Turma 55 da Faculdade de Medicina/UFG cola grau

Uma solenidade festiva, com a presença de cerca de seis mil pessoas que lotaram o Centro de Cultura  e Eventos, no  Campus Samambaia da UFG,   marcou  a Colação de Grau  da Turma 55 da Faculdade de Medicina da Universidade, realizada nesta terça-feira, dia 08 de janeiro, a partir das 20 horas.

Uma solenidade festiva, com a presença de cerca de seis mil pessoas que lotaram o Centro de Cultura  e Eventos, no  Campus Samambaia da UFG,   marcou  a Colação de Grau  da Turma 55 da Faculdade de Medicina da Universidade, realizada nesta terça-feira, dia 08 de janeiro, a partir das 20 horas. Os 111 novos médicos escolheram para dar nome à Turma, numa homenagem póstuma,   o colega Rafael Antonio Silva, que faleceu precocemente em 2011, quando cursavam o quinto ano do curso de Medicina.

Como Paraninfo, a Turma Rafael Antonio elegeu o professor  Manoel Santos Pereira e como Patrono, o professor Luiz Murilo Martins de Araújo, ambos do Departamento de  Patologia e Imaginologia da Faculdade e como Professor Homenageado, o docente Antonio Rubens Alvarenga, do Departamento de Pediatria  e Puericultura. A funcionária homenageada este ano   foi Natalina Mendes Pereira, da Coordenação do Curso de Medicina.  

A mesa diretora foi presidida pelo reitor Edward Madureira Brasil, tendo ao  lado o recém empossado secretário de Saúde de Goiânia, médico Fernando Machado de Araújo  - graduado pela Faculdade de Medicina da UFG em 1999 -  e a pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves. E também o diretor  e vice-diretora da Faculdade de Medicina, respectivamente professor Vardeli Alves de Moraes e professora Fátima Maria Lindoso, além do paraninfo, o patrono, o professor e a técnica administrativa homenageados e, ainda, a coordenadora administrativa da FM, Izildinha Alves da Silva.

Seguindo o ritual da solenidade, o Reitor da UFG, após cumprimentos aos presentes e a execução do Hino Nacional, convocou o formando Marcus Vinícius Ferreira Dutra para, em nome da Turma 55 da FM, prestar o Juramento de praxe e em seguida os formandos Leandra Anália Freitas Negretto e Daniel Borges Montel para conferir-lhes, também em nome de toda a Turma55, aOutorga de Grau. Chegou então a vez do orador da Turma, o formando Handel Meireles Borges Filho, proferir seu discurso  representando os colegas.

Handel Filho  ressaltou em sua fala  a  robusta formação, o idealismo e a ética que pautaram  os anos de graduação e lembrou que são muitos os desafios que a contemporaneidade apresenta a todos, especialmente aos médicos, salientando  a importância da relação sagrada médico/paciente que, segundo disse, impõe muita humildade para buscar sempre novos conhecimentos e aperfeiçoamento constante. Mencionou ainda a dívida de gratidão aos mestres, agradeceu os familiares e amigos pelo apoio incondicional e, por fim, conclamou os colegas  a se empenharem  na vida profissional imbuídos de verdadeiro espírito científico e fé.

A fala seguinte foi do  professor Manoel Santos Pereira, que agradeceu   ter sido  colocado pela Turma 55 no pedestal de paraninfo, dizendo que não há recompensa maior  que o  reconhecimento e a amizade dos alunos. Lembrou as palavras do médico Miguel Couto, um dos grandes nomes da história da Medicina no Brasil, para quem a matrícula em um curso de Medicina  pode ser fruto de um palpite ou de um sonho, mas o verdadeiro sentido da missão  nasce ao lado do paciente, no dia a dia da profissão.Conclamou ainda os novos médicos  a buscarem o aprender constante, preservando seus ideais de  homens da ciência e repedindo o ensinamento do São Paulo Apóstolo de “combater o bom combate e guardar a fé”.

O orador seguinte foi o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Vardeli Alves de Moraes,  que inicialmente cumprimentou os novos médicos e seus familiares, na qualidade de representante dos professores e funcionários da Faculdade, lembrando que aquele momento de colação de grau será sempre ímpar na vida de cada um. Salientou um pouco da trajetória de formação mesclada de emoção dos jovens formandos,   ao ouvir e identificar o pulsar  no organismo do paciente, que os fez perceber, radiantes, a força e o mistério da vida.

Lembrou ainda que a Outorga de Grau deu-lhes  o direito e o dever de cuidar da vida em todos os sentidos, ressaltando que a ética, que não é genética mas vem do interior de cada um, deve ser  companhia constante  em todo momento da profissão. Falou   finalmente da grata satisfação do dever cumprido  da Faculdade de Medicina de  entregar à sociedade os novos médicos, convidando-os ainda a voltarem no futuro à Escola que os formou, como discentes nos cursos de pós-graduação  e depois como docentes.

Os passos seguintes, conforme o protocolo da cerimônia, foram  a leitura do Termo de Colação de Grau feita pela coordenadora administrativa da FM, Izildinha Alves Jorge, seguida da sua assinatura pelo Reitor da UFG e o Diretor da FM  e a chamada nominal dos 111 formandos para  recebimento do Diploma de Médico. E logo após, a mesa diretora e formandos se posicionaram juntos para  a foto oficial da solenidade.

Chegou então a vez do reitor Edward Madureira Brasil  discursar, primeiramente agradecendo a presença de todos e reafirmando que a UFG é a casa de toda a sociedade,   para  em seguida agradecer também a todos que com ele colaboraram para que chegasse  ao último ano do seu segundo mandato como reitor com tantas conquistas colhidas pela Universidade. Fez um breve relato dessas conquistas, citando o grande leque de cursos de graduação, os 56 cursos de mestrado e os 27 cursos de doutorado e ainda mencionou que a UFG  se destacou, no ano que passou, como a instituição científica  que mais cresceu.

O Reitor finalizou  sua fala com um conselho aos novos médicos para que  busquem sempre a humildade  na sua vida profissional, lembrando que ninguém nunca deve se sentir pronto: deve antes  buscar novos conhecimentos e aprender no convívio com os colegas de trabalho dos diversos níveis e no caso dos médicos, até com os pacientes. E frisou que a UFG e a sociedade esperam de cada um coragem, determinação e compromisso social.

                          As demais solenidades oficiais de formatura da Turma 55 da FM/UFG  serão realizadas  nos próximos dias, com exceção da Aula da Saudade, que aconteceu dia 07, no Comemorare Espaço e Gastronomia, onde também se realizou  uma comemoração festiva, exclusiva para os formandos e mestres. O Culto Ecumênico será nesta quarta-feira, dia 09,  às 20 horas, no Centro de Convenções Goiânia, no centro da cidade. No dia seguinte, 10 de janeiro,  será o Jantar  dos Pais, às 22 horas,  no Cel da OAB, em Aparecida de Goiânia.  Por último, o Baile de Gala será no dia 12 de janeiro, a partir das 22 horas,  no Centro de Cultura e Eventos, no Campus II da UFG. 

Source: Imprensa FM/UFG