Gincana Solidária

Alunos de Práticas Integradoras realizam gincana

Docentes e discentes da disciplina Práticas Integradoras I, do Departamento de Clínica Médica  da Faculdade de Medicina da UFG, estão realizando este mês a Gincana Solidária e a Gincana Formativa, que fazem parte das atividades de metodologia ativa inserida na disciplina. As duas gincanas se estendem até o dia 14  deste mês.

Pelo segundo ano consecutivo,  docentes e discentes da disciplina Práticas Integradoras I do Departamento de Clínica Médica  da Faculdade de Medicina da UFG estão realizando neste mês de dezembro  a Gincana Solidária e a Gincana Formativa, que compõem  uma atividade de metodologia ativa inserida no  último bimestre da disciplina. As duas gincanas se estendem até o próximo dia 14. 

A Gincana Formativa consiste na  realização de atividades interligadas das disciplinas de Saúde Coletiva I e Práticas Integradoras,  quando os alunos coletam um caso clínico na Unidade de Saúde da Família em que estão inseridos em Saúde Coletiva  e estudam esse caso  para elaboração de um jogo de perguntas e respostas para a Gincana Formativa de Práticas Integradoras. As perguntas e respostas sobre o caso  dizem respeito ao diagnóstico, indicadores da doença, tratamento, prevenção etc.

Os 110 alunos da disciplina Práticas Integradoras I  são divididos em oito grupos, cada grupo dedicado a um caso específico. Esses grupos  de alunos adquirem pontos  através dos acertos do “jogo”, da proposição de uma devolutiva social à comunidade, relacionada ao caso estudado.  Nesse sentido, cada grupo realiza também  um diagnóstico social da comunidade   com relação ao caso escolhido e por esse estudo também recebe pontuação.

Os discentes adquirem ainda pontos por meio da arrecadação de alimentos não perecíveis, na Gincana Solidária, que depois serão  entregues  a instituições vinculadas ao Hospital das Clínicas  da UFG, este ano beneficiando especificamente o  Voluntariado do HC. Em 2011 foi arrecadada mais de uma tonelada de alimentos, encaminhada à Remai-Saúde da Criança, que assiste socialmente crianças tratadas no HC e seus familiares.

A coleta de alimentos conta com a participação dos integrantes do Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA) que, além de armazenar os alimentos, está trabalhando no sentido de que toda a comunidade acadêmica participe da campanha  de doação de alimentos, garantindo assim a arrecadação de um volume maior dos alimentos.

Fonte: Imprensa FM/UFG