
FM/UFG envia delegação ao 50º COBEM
A Faculdade de Medicina da UFG estará presente com delegação formada por seis professores e 40 estudantes no 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que se realizará na capital paulista no período de 11 a 14 deste mês, sob a coordenação da Faculdade de Medicina da USP, que sediará o evento. O local do 50º COBEM será o Centro de Convenções Rebouças e para este ano escolheu-se como tema central De que médico a sociedade precisa?
A comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UFG estará presente com delegação formada por seis professores e cerca de 40 estudantes no 50º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que se realizará na capital paulista no período de 11 a 14 de outubro, sob coordenação da Faculdade de Medicina da USP, que irá sediar o evento. O local específico do 50º COBEM será o Centro de Convenções Rebouças e para este ano escolheu-se como tema central De que médico a sociedade precisa?
O COBEM/2012, como nos anos anteriores, objetiva reunir representantes da escolas médicas para discutir a educação médica no País. Em sua quinquagésima edição, comemora também os 50 anos da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), os 50 anos também da Federação Panamericana de Faculdades e Escolas de Medicina (FEPAFEM) e os 100 anos de fundação da Faculdade de Medicina da USP. Durante o encontro será também realizada a eleição da diretoria da ABEM, para novo mandato de dois anos.
A delegação da FM/UFG terá como integrantes docentes os professores Vardeli Alves de Moraes e Fátima Maria Lindoso, respectivamente diretor e vice-diretora da FM, além dos professores Alexandre Roberti, Maria Auxiliadora do Carmo Moreira, Edna Regina Silva Pereira e Maria do Rosário Ferraz Roberti, todos do Departamento de Clínica Médica. A delegação discente conta com 40 estudantes, que seguirão para o evento em ônibus cedido pela Universidade e sob o comando da coordenadora administrativa da Faculdade, Izildinha da Silva Jorge. Na capital paulista, essa turma se juntará aos 600 discentes instalados em alojamento preparado pela organização do evento.
O diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Vardeli Alves de Moraes, que é também diretor Regional Centro-Oeste da ABEM, na programação do Congresso será coordenador do Fórum de Diretores e Coordenadores de Escolas Médicas na discussão do tema Conversando sobre Liderança em Tempos de Incerteza. Irá coordenar ainda a mesa-redonda para discussão do Mérito Acadêmico. A programação detalhada do 50º COBEM, assim como maiores informações sobre o evento, poderão ser acessadas pelo site www.cobem2012.com.br.
Justificativas do 50º COBEM
Segundo os organizadores do COBEM, as escolas médicas, sempre norteadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, vêm se transformando e buscando novos cenários de ensino-aprendizagem, construindo seus conteúdos de acordo com as necessidades de saúde da comunidade, buscando métodos ativos de aprendizagem e a formação de um médico generalista, ético, crítico reflexivo e humanista. Nesse contexto, docentes e discentes procuram sempre mudar sua percepção da formação médica.
Para eles, o momento atual é de vivenciar, avaliar e aprimorar as mudanças de ensino e seu impacto dentro e fora das escolas médicas. Assim, o COBEM/2012 discutirá os aspectos atuais e o futuro na graduação e pós-graduação, analisando a profissionalização docente, o impacto das Diretrizes Curriculares Nacionais nas escolas e na comunidade, o ensino na atenção básica e a mudança no cenário do aprendizado. Emergem então como temas de discussão, além do tema principal, questões sobre qualidade do ensino, acreditação da escola médica e mobilidade nacional e internacional na formação.
O COBEM receberá este ano representantes das escolas médicas latino-americanas e da Associação Européia de Educação Médica (AMEE), uma vez que acolherá também o Encontro da FEPAFEM, constituindo-se desse modo em um congresso de abrangência internacional. Além da programação científica, política e institucional, o evento contemplará outros aspectos transdisciplinares como cultura, arte, filosofia e humanismo, que, segundo os organizadores, são fundamentais quando se quer formar um profissional ético, crítico, reflexivo e humano.
Ainda de acordo com a equipe organizadora do evento e responsável pela programação, pretende-se ainda mostrar aos participantes do 50º COBEM um pouco da cultura e tradição paulistana, exposição de artes plásticas e concurso foto-literário.
Fonte: Imprensa FM/UFG