
FM sedia I Seminário das Academias de Medicina do Centro-Oeste
A Faculdade de Medicina da UFG será sede no dia 04 de maio, sexta-feira, do I Seminário das Academias de Medicina da Região Centro-Oeste, que se realizará durante todo o dia a partir das 8 horas, no Teatro Asklepiós, com entrada franca. Os professores e estudantes interessados em participar devem fazer sua inscrição, gratuitamente, na entrada do teatro no início do evento.
A Faculdade de Medicina da UFG será sede no dia 04 de maio, sexta-feira, do I Seminário das Academias de Medicina da Região Centro-Oeste, que se realizará durante todo o dia a partir das 8 horas, no Teatro Asklepiós, com entrada franca para todos professores e estudantes interessados em participar. Para isso será necessário que cada participante faça sua inscrição, que será gratuita, na entrada do teatro no início do evento.
O objetivo do encontro é dar início, na Região Centro-Oeste, a um programa das academias estaduais de medicina, sob a égide da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM) e o apoio do Conselho Federal de Medicina, visando resgatar o caráter plural da academia. Para isso, segundo os organizadores do evento, será necessário incorporar, além de ciência e tecnologia, uma cultura humanística na formação do médico, desde a graduação até a sua qualificação como especialista.
A abertura do encontro às 8 horas do dia 04 e contará com a presença dos dirigentes das academias do Centro–Oeste, além dos dirigentes nacionais: Joaquim Caetano, da Academia Goiana de Medicina (AGM); Fauzi Adri, da Academia de medicina do Mato Grosso do Sul (AMMS); Janice Lamas, da Academia de Medicina de Brasília (AMeB); José Leite Saraiva, da Federação Brasileira de Academias de Medicina (FBAM); Roberto Luiz D’Avila, Conselho Federal de Medicina (CFM) e Vicente Herculano, da Academia de Medicina do Mato Grosso (AMMT). E, ainda, do diretor da FM/UFG, anfitrião do evento, Vardeli Alves de Moraes.
Durante todo o dia, I Seminário das Academias de Medicina da Região Centro-Oeste terá conferências, mesas redondas e plenárias para discussão dos temas expostos. Entre os temas a serem abordados no evento estão Bioética em Saúde-Desafios para sua Contextualização na Modernidade; Finitude da Vida Frente aos Novos Recursos para sua Sustentação; Eutanásia, Ortanásia e Distanásia; Assistência ao Paciente Terminal em UTI.
E, ainda, Evolução Científica e Tecnológica: Implicações e Desafios Frente à Ética Médica; Custo Elevado da Assistência à Saúde e Acesso Equânime; Hospitalismo e Consumismo de Procedimentos Diagnósticos e Terapêuticos: Causas e Consequências; Acesso Equânime ao Diagnóstico e Tratamento das Doenças Neoplásicas e Evolução da Ética em Medicina desde Hipócrates: Determinantes e Desafios na sua Contextualizaação.
Fonte: Imprensa FM/UFG