
Calouros e familiares têm noite especial na FM
A Semana do Calouro 2012 da Faculdade de Medicina da UFG, que começou no último dia 27 e prossegue até sexta-feira, 02 de março, teve nesta quarta, 28, uma noite especial dedicada à recepção dos alunos novatos acompanhados de seus pais e familiares, com palestra, apresentação cultural e coquetel.
A Semana do Calouro 2012 da Faculdade de Medicina da UFG, que começou no último dia 27 e prossegue até sexta-feira, 02 de março, teve nesta quarta-feira, 28, uma noite especial, dedicada à recepção dos alunos novatos acompanhados de seus pais e familiares, com palestra, apresentação cultural e coquetel. Sob o comando da Turma 59 da FM que hoje cursa o segundo ano, a festa aconteceu no Teatro Asklepiós a partir das 19h30, com a presença da pró-reitora de Graduação da UFG, Sandramara Matias Chaves, no momento representando o reitor Edward Madureira Brasil; o diretor da FM, Vardeli Alves de Moraes; a vice-diretora e coordenadora do curso Fátima Maria Lindoso Lima e o ex-diretor Heitor Rosa, palestrante da noite.
De inicio falaram, pela ordem, a Vice-Diretora, o Diretor e a Pró Reitora, todos saudando os novos alunos com boas vindas e com cumprimentos extensivos aos seus pais e familiares, cada um falando um pouco da história da FM, sua estrutura e seu lugar de destaque no contexto das escolas médicas do País. Todos eles em suas falas deram ênfase à presença do palestrante da noite, professor Heitor Rosa, unânimes em enaltecer sua importância e empenho pessoal na história e consolidação da FM e que até hoje, já afastado formalmente das atividades acadêmicas, continua exercendo seu papel como educador e amigo de todos, especialmente junto aos alunos.
O palestrante, que discorreu sobre o tema Desafio para o Médico: Servir à Humanidade, iniciou sua apresentação falando sobre a criação da Faculdade lá no início da década de 60, quando vieram para compor o corpo docente da nova escola dois professores europeus Enzo Nesci e Raul Conde que, responsáveis pelas disciplinas básicas do curso, passaram para os goianos um pouco da cultura e da formação européia, à época tão distante da realidade de Goiás. Naquele tempo, a escola criada para formar médicos destinados a dar assistência ao interior do Estado já começava a oferecer uma formação humanitária voltada em especial para atender as necessidades da comunidade na área de saúde.
A Faculdade de Medicina, que foi criada isoladamente e depois se incorporou à Universidade Federal de Goiás, enfrentou, disse o palestrante, muitos percalços em seu crescimento, “especialmente nos tempos de obscurantismo da Revolução de 64”, mas depois aos poucos veio um período de desenvolvimento físico e cientifico, inclusive com mudança curricular que fez com que professores e alunos se voltassem mais para a comunidade. Esse desenvolvimento foi cada vez maior e hoje a FM se acha situada entre as 10 melhores escolas médicas do País, com seu corpo docente formado com pelo menos 70% de doutore e mestres.
Ainda segundo o palestrante, a Faculdade de Medicina da UFG, “uma escola considerada tradicional embora não conservadora”, tem como desafios para o boa prática médica cinco aspectos nos quais está pautada: científico, tecnológico, cultural, moral e ético. Lembrando que a tecnologia, hoje tão presente e executando o que a ciência propõe, não deve perder de vista, em especial na formação do médico, a medicina coletiva ou comunitária que vise a igualdade de condições e de bem estar para todos. Por fim, acentuou que os acadêmicos da Medicina tenham sempre em mente na sua formação e no desempenho da profissão o papel social do médico, para que se formem ao longo do curso verdadeiros médicos e cidadãos merecedores de todo o respeito da sociedade, trabalhando para eliminar o contrate tão forte entre a tecnologia e a miséria que ainda assola grande parte do planeta.
Ao final da palestra, subiram ao palco do Teatro Asklepiós os integrantes da Banda 59, com voz, violão e percussão, que se formou logo após o ingresso dos calouros da FM no ano passado e que se classificou em segundo lugar em concurso durante a Semana Cultural 2011, brindando a plateia com cinco músicas do seu repertório. Ao final, serviu-se nos corredores e jardins da Faculdade um coquetel aos presentes.
Fonte: Imprensa FM/UFG