Tutoria

Tutoria

PROJETO - DOCENTES TUTORES - "ACADÊMICOS E SEUS PADRINHOS"

- JUSTIFICATIVA
A entrada dos alunos nos cursos tem sido cada vez mais precoce, tendo como resultado a chegada à Universidade de jovens com a idade média de 18 anos.
O curso de medicina por suas características particulares exerce, em seus alunos, uma forte pressão emocional fazendo com que os jovens, ainda na adolescência, sejam submetidos a tensões para as quais muitos não estão preparados. As dificuldades de adaptação ao curso, à carga horária e de relacionamento interpessoal, fazem com que, muitas vezes, ocorram desajustes no estudante, gerando prejuízos no aproveitamento escolar, assim como crises de identidade que podem acabar por levar a dificuldades no crescimento acadêmico e pessoal.
A estrutura da Universidade (organizadas em Institutos), a distância física entre a FM e o Campos II, o número de alunos que ingressam na faculdade de medicina em relação aos docentes, acabam por promover um verdadeiro distanciamento entre o docente e o discente. Estes determinantes fazem com que, na fase inicial do curso, haja dificuldade de relacionamento do aluno com a Faculdade propriamente dita, gerando dificuldades inclusive, no acompanhamento acadêmico dos alunos e na avaliação de sua adaptação. O PROJETO ORIGINALMENTE PENSANDO E SEUS OBJETIVOS E ESTRATÉGIAS.

- OBJETIVOS
Promover de maneira dirigida a otimização da adaptação do acadêmico de medicina ao seu curso; facilitar a identificação precoce das dificuldades do progresso acadêmico e assim poder interferir de maneira ativa, evitando prejuízos no crescimento pessoal e acadêmico do estudante.

- MATERIAL E MÉTODOS
O projeto será desenvolvido com os acadêmicos que ingressarem no curso de medicina a partir do ano letivo de 2002 (110 alunos). Anualmente serão agregados para acompanhamento todos os alunos de cada nova turma admitida através do concurso vestibular (110 novos alunos por ano). Serão membros participantes do projeto como docentes tutores, a partir de agora chamados simplesmente "tutores", os profissionais com atividade docente junto aos acadêmicos de medicina. Assim:
- A participação docente será inicialmente voluntária, sendo selecionados 35 tutores para o desenvolvimento do projeto;
- Cada tutor será responsável pelo seguimento de 4 ou 5 alunos a partir de ingresso no curso de medicina;
- O acompanhamento se dará do primeiro ao sexto ano pelo mesmo tutor, salvo motivo de força maior.
As atividades desenvolvidas, obrigatoriamente pelos tutores, com os alunos, serão reuniões com a periodicidade máxima de 30 dias. Estas reuniões poderão ocorrer de maneira individual ou em grupo para facilitar a aproximação entre o tutor e alunos;
As atividades obrigatórias terão a finalidade de troca de informações para orientações sobre o curso, auxilio na adaptação à vida acadêmica, auxílio na adaptação no desenvolvimento do jovem para melhor relacionamento com seu grupo de colega, com os docentes e troca de experiências de uma maneira geral.
Espera-se e estimula-se que a partir das reuniões iniciais obrigatórias, sejam implementadas atividades livres (individuais ou em grupo, inclusive sociais) entre tutor e aluno(s) e que os primeiros possam constituir verdadeiro apoio ao crescimento pessoal e acadêmico de seus tutorados.
Os tutores representarão o elo de ligação entre os acadêmicos e a FM, colaborando assim para evitar desajustes, atuando de maneira preventiva e contribuindo para a formação de um profissional mais adaptado e portanto, mais feliz.

- ESTRATÉGIA DE IMPLANTAÇÃO E DESNVOLVIMENTO DO PROJETO
Serão inicialmente identificados entre todos os docentes com atividade junto aos alunos de medicina, 35 professores que voluntariamente se habilitem a participar do projeto.
A partir da identificação dos professores:
1- será realizada reunião com todo o grupo, para composição do projeto e estabelecimento da estratégia, entre elas a forma de escolha dos alunos por tutor.
2- Na aula inaugural do 1º ano em 2003, serão apresentados os tutores aos alunos já para sua distribuição entre tutores.
3- Nesta dia já será agendada a primeira reunião com os tutores e alunos
4- O grupo de tutores agendará uma reunião semestral com a coordenação da tutoria para balanço das atividades.
5- Cada tutor terá liberdade para coordenar o seu grupo.
6- A partir das primeiras experiências, novas formas de interação tutor/aluno poderão ser incomodadas pelo grupo.AS AÇÕES DO PROJETO NO ANO DE 2003. Em cumprimento às atividades pensadas para a efetivação do Projeto Docentes Tutores transcorreram diversos momentos atendendo, o que inicialmente fora planejado, não só no tocante a orientação do Docente, mas também, atividades de avaliação junto aos alunos tutorandos.

Sendo assim, procedeu-se ao levantamento do nível de satisfação dos alunos com relação aos seus tutores, conforme se percebe no material a seguir.Síntese do conteúdo expresso pelos alunos do 1º ano no Relatório sobre o Projeto Docentes Tutores (junho/2003)
Nº de Tutores referidos nos relatórios: 36
Nº de alunos que apresentam o relatório: 99Indicadores presentes nos relatos dos alunos, reveladores de grau de satisfação concernente à figura do Professor Tutor:

1- Se mostrou amigo, muito atencioso e até se ofereceu para emprestar livros.
2- Simpático e interessado
3- Bom contato
4- Recebeu os alunos amigavelmente
5- Prestativo e acessível
6- Instruiu bem com relação ao censo
7- Interessado e animado
8- Bastante atencioso
9- Cordial
10- Indicou literatura extra
11- Solícita, atenciosa
12- Fato de ser professor do 1º ano facilita o contato
13- Orientação quanto à materiais/ansiedade por freqüentar o hospital
14- Superando as expectativas Indicadores presentes nos relatos dos alunos reveladores do grau de insatisfação concernente à figura do Professor Tutor:
a- Relacionamento acabou não se estreitando
b- A relação Tutor-Tutorando tem se mostrado apática e surreal para mim. Esperava mais desse papel.
c- Falta de contato
d- Dificuldade de horários entre ele e nós
e- Contato complicado; não foi deixado nenhum número de telefone, endereço ou e-mail
f- O Tutor encontra-se muito ocupado e não faz maior esforço para melhorar o relacionamento aluno-Tutor
g- Encontro com Tutor deixou a desejar; foi necessário procurar formas de comunicação e re (conhecimento) junto à secretaria da Faculdade de Medicina
h- Muitos colegas esquivaram-se de encontrar seus Tutores por não saberem o que precisavam fazer, perguntar ou até mesmo porque não entendiam como é que um Tutor poderá nos ajudarTipos de atividades desenvolvidas pelos Tutores.
1- De estudo
2- Sociais
3- Visita ao espaço de trabalho
4- Reuniões para discussões sobre a vida de um médico, a realidade e as dificuldades dessa profissãoQuanto à freqüência de encontros realizados até o mês de junho/20031- Apenas um encontro
2- Se encontra quase toda semana
3- Uma vez perguntou se eu estava precisando de ajuda na aula e depois não mais houve contatos
4- Mais de 3 encontros. Percepção dos alunos a respeito do Projeto Docentes Tutores:
1- Esse sistema de Tutoria e a própria função do Tutor não foram bem esclarecidos
2- Confesso estar decepcionada com o programa de Tutoria e temerosa com o futuro
3- Há muito que se melhorar, mas primeiramente é necessário uma explicação prática e definitiva do projeto. Esperamos que os professores sejam mais bem orientados em relação a sua função (...) no ritmo em que as coisas vão, há dúvidas em relação à eficácia de tudo isso.
4- O projeto de Tutores deve continuar, mesmo que com algumas modificações, principalmente nos casos dos Tutores que se mostraram desinteressados, estes devem ser trocados pois todos nós precisamos e merecemos esse cuidado
5- Fica inviável matar aula para encontrar o Tutor. A distância Campus e Praça Universitária atrapalha muito. Não compreendo a utilidade deste encontro
6- Sendo um trabalho voluntariado, achamos que somente os verdadeiramente interessados deveriam ingressar nessa nova proposta, que feita de bom gosto, nos traria apenas benefícios. Feita de qualquer modo, temos no Tutor a imagem que nunca gostaríamos de ser
7- Fazemos votos de que a Faculdade continue com esse sistema, sempre buscando ampliar e melhorar o aprendizado e os relacionamento de nossa vida acadêmica.
8- Contamos com o sucesso deste projeto
9- Esperamos que ambos os lados (Tutores e acadêmicos) possam construir uma relação de amizade
10- Esse programa é bastante válido
11- Aprovo esse programa de Tutoria
12- Acreditamos que a possibilidade de sucesso dessa experiência seja grande e esperamos compreender as expectativas tanto do Tutor quanto da Faculdade e nossa própria também. Os dados acima referidos, foram apresentados para conhecimento do Docente Tutor, em reunião conjunta com a coordenação do projeto, abrindo espaço para uma profícua discussão entre os professores.
Também foi realizado levantamento junto aos Docentes Tutores, para se avaliar o projeto, o que possibilitou conhecer o grau de satisfação, suas dificuldades e expectativas no desenvolvimento do papel de Tutor.
Ao final do ano letivo, o Coordenador do Projeto encaminhou a todos os alunos tutorandos, um roteiro orientação para efetivação de seu relatório, que objetivava o feedback aos seus Tutores.
Os dados expressos no relatório dos alunos foram apresentados em reunião, no início dos trabalhos do projeto no ano de 2004.Projeto no momento atual - ano de 2004 Com o intuito de sensibilizar e atrair novos Docentes para o Projeto e, em conseqüência de novas demandas que surgiram - novos alunos turma 2004 - a coordenação do projeto optou por uma estratégia de "chamamento", lançando a ficha-convite intitulada "Desejo ser Tutor". Foi uma maneira direta e simpática de atrair novos professores para o projeto. Mesmo fazendo uso dessa sistemática de inclusão, foi necessário a efetivação de convites diretos a alguns professores.
A Reunião com novos e antigos tutores contou com a participação de um grande quantitativo de docentes tutores no início das atividades do ano letivo de 2004, significou um momento importante para ambientação do novo grupo e, a oportunidade de troca de experiência com os antigos, o que inegavelmente, trouxe elementos para uma oportuna reflexão sobre a tarefa de ser tutor. Ademais, os resultados da discussão serviram de norte para as ações que serão concretizadas no decorrente ano.

Ficou acertado na ocasião junto a Coordenação:
1- Realização de Reuniões Trimestrais
2- Criação de lista de discussão - site FM/UFG
3- Encontros individuais para orientação:

  • Geraldo Francisco - 5a feira - 10 às 11h
  • Célia - 3a feira - 10 às 11h

 

URL relacionada: /p/1722-tutoria