noticia1316092746.jpg

XXIII ECAM e II COGEM iniciados hoje na FM

Iniciados nesta quinta-feira, 15, e se estenderão até o dia 17, o XXIII ECAM Encontro Científico de Acadêmicos da Medicina e o II COGEM Congresso Goiano de Ética Médica, promovidos pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFG, especificamente pelos acadêmicos da 57ª Turma do Curso e do Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA).

Tiveram início nesta quinta-feira, 15 de setembro, e se estenderão até o dia 17, sábado, o XXIII ECAM – Encontro Científico de Acadêmicos da Medicina e o II COGEM – Congresso Goiano de Ética Médica, promovidos pelos alunos da Faculdade de Medicina da UFG, especificamente pelos acadêmicos da 57ª Turma do Curso e do Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA). Os dois eventos contam com a participação de cerca de 400 alunos dos cursos de Medicina da UFG, da UniEvangélica e da PUC de Goiânia.

O ECAM, que já se tornou uma tradição no meio acadêmico, tem em sua 23ª edição o professor Celmo Celeno Porto como presidente docente e como presidente discente a acadêmica Amanda Domiciene Menezes e desta vez discutirá os temas científicos sob três vertentes: Conquistas, Desafios e Possibilidades. A programação científica, durante todo os dias a partir das 8 horas, acontece nas instalações da Faculdade de Medicina da UFG, especialmente no Teatro Asklepiós e no Anfiteatro.

Já a abertura solene será no espaço de eventos do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (CREMEGO), dia 15 às 20 horas, à Rua T-27, Quadra 24, lotes 11 e 12, Setor Bueno, quando o médico Elias Hana, conselheiro do Cremego, dará uma palestra sobre Aspectos Éticos do Ensino–Aprendizagem de Medicina. Ao final, será servido um coquetel aos participantes dos dois eventos.

Segundo o presidente docente, professor Celmo Celeno, a programação científica dos eventos traz este ano a abordagem de novos temas, como medicina alternativa, interface direito–medicina, empreendorismo em medicina, mercado de trabalho e novas tecnologias, temas que, conforme o professor, embora não façam parte do currículo do curso, são indispensáveis na formação de um médico bem preparado para a profissão no mundo atual.

Para a presidente discente, Amanda Menezes, a vigésima terceira edição do ECAM constitui-se em um importante fórum para debate da produção científica, promoção de interlocução institucional e aproximação entre pesquisadores docentes e estudantes. Segundo a acadêmica, além da apresentação de pôsteres e exposições orais já tradicionais como as conferências, a novidade deste ano é que serão realizados minicursos e oficinas.

As oficinas terão como temas Curativos e Injetáveis e Atendimento de Emergência. Já os minicursos versarão sobre OSCE e Avaliação Prática Discente e Medicina Alternativa. A Aula Magna dos eventos foi proferida no início da programação, dia 15, pelo ex-diretor da FM/UFG, professor Heitor Rosa, que discorreu sobre Medicina –A Mais Humana das Ciências e a Mais Científica das Humanidades. Veja a programação detalhada dos eventos no site www.ecamcogem.com.br.

Source: Imprensa FM/UFG