
II Encontro Nacional de Museus da História da Medicina será na FM
A Faculdade de Medicina da UFG vai sediar nos dias 08, 09 e10 de setembro próximo o II Encontro Nacional de Museus de História da Medicina, organizado em parceria com a Federação Nacional dos Médicos (FENAM). O encontro, destinado à participação de profissionais e estudantes das áreas médica, histórica, museológica e demais interessados pela História da Medicina, tem inscrições gratuitas por e-mail – secretaria@fenam.org.br ou ainda no local do evento, ao seu início.
Com o I Encontro realizado no Rio de Janeiro no ano passado, o II Encontro Nacional de Museus da História da Medicina tem como objetivos reunir representantes de todos os museus da área para impulsionar a implementação da Rede Brasileira de Museus da História da Medicina, aproximar as instituições já existentes e discutir em conjunto as questões técnicas referentes a elas, além de proporcionar aos envolvidos a divulgação das atividades desenvolvidas.
Segundo justificativa da FENAM, o evento faz parte da tarefa de apoiar todas as iniciativas que visam recolher, catalogar e expor acervos ligados à medicina, que é uma profissão milenar. No país já começa a ser comum cada escola de medicina formar seu acervo e catalogar sua história e a idéia é que as entidades, dentro de sua autonomia, se reúnam para trocar experiências, partilhar e compartilhar acervos visando o bem comum. Na Faculdade de Medicina da UFG, além de algumas tentativas infrutíferas no passado, em 2010, por ocasião das comemorações do seu Cinquentenário, foi instituído o Memorial da escola, com tombamento do prédio que deu origem a tudo, em 1960.
Na FM foi instituído há 20 anos um curso de extensão sobre História da Medicina pelo então professor Jofre Marcondes de Rezende, depois transformado em Núcleo Livre. Atualmente em sua vigésima nona edição, o Curso de História da Medicina abriga semestralmente cerca de 50 alunos com aulas semanais, sob a coordenação dos professores Vardeli Alves de Moraes e José Reinaldo do Amaral.
PROGRAMA
A programação do II Encontro Nacional de Museus de História da Medicina prevê para o primeiro dia, 8 de setembro das 18 às 19 horas, as inscrições dos interessados. Às 19 horas, abertura oficial, seguida de conferência com o tema Museus do Século XXI – A Importância das Redes, a ser proferida pela historiadora Manuelina Duarte, professora de Museologia da UFG e, mestre em Arqueologia e doutoranda em Museologia. Na sequência da programação de abertura do encontro haverá uma apresentação musical e logo após será servido coquetel aos presentes.
No segundo dia do encontro, 09 de setembro, a programação se inicia às 8:30h com mesa redonda sobre o tema Museus de História da Medicina como Agentes da Memória e Difusão Cultural. Em seguida haverá uma palestra sobre A História da Medicina em Goiás, a ser proferida pelo professor Heitor Rosa, ex-diretor da FM/UFG e responsável pela criação do Memorial da Faculdade instalado em 2010 por ocasião do Cinquentenário da escola.
Estão programadas ainda exposições da Academia Nacional de Medicina, do Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul, Museu da USP, Museu da Vida/FIOCRUZ e do Centro de Memória da Medicina da UFMG. No período da tarde, a partir das 14 horas, será realizado um mini-curso sobre Catalogação de Acervos Tridimensionais, (Ana Ramos- MUHM. Para o período das 16 às 17 horas está programada palestra sobre Passos para a Criação de um Museu de História da Medicina, por conta do professor David Bichara, do Museu de Medicina do Pará. Às 17:30h haverá reunião do Comitê e às 18 horas, atividade cultural - Gestor da Rede Brasileira de Museus da História da Medicina.
No último dia do encontro, sábado, 10 de setembro, será realizado um nini-curso das 8 às 10 horas sobre Plano Museológico, sob a responsabilidade do professor Marcio Rangel (PPG-PMUS/MAST). Das 10:30 às 12:30h, exposição sobre Fontes para a Historia da Medicina no Brasil: Como os Museus podem Colaborar para Escrever a História da Medicina - Relatos e Experiência e logo após será o encerramento .
Source: Imprensa FM/UFG