noticia1309266061_ORIG.jpg

Telessaúde Goiás leva sua experiência aos Estados Unidos

As atividades do Núcleo Goiás do Projeto Telessaúde Brasil, que faz parte da Faculdade de Medicina da UFG, foram mostradas em recente encontro da ATA American Telemedicine Association, realizado em Tampa, na Flórida (EUA) O trabalho foi apresentado pelo coordenador do Núcleo goiano, professor Alexandre Taleb

As atividades do Núcleo Goiás do Projeto Telessaúde Brasil, que faz parte da Faculdade de Medicina da UFG, foram mostradas em recente encontro da ATA – American Telemedicine Association, realizado em Tampa, na Flórida (EUA) O trabalho foi apresentado pelo coordenador do Núcleo goiano, professor Alexandre Taleb, que fez palestra e participou de mesa redonda constante da programação da ATA 2011, the 16th Annual International Meeting & Exposition, ocorrida em maio último.

Outro trabalho também foi apresentado pelo coordenador do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde no evento, desta vez voltado para as experiências na área da oftalmologia brasileira, especificamente com relação à teleassistência e a exames complementares. Ambos os trabalhos foram muito bem aceitos no encontro internacional, que este ano reuniu mais 3.600 participantes dos Estados Unidos e outros 48 países, explica o coordenador do NUTTs. Ele acrescenta que o encontro anual da ATA é a maior reunião e feira do planeta com foco para a telemedicina, telessaúde, mHealth remoto e tecnologias médicas.

Ainda segundo o professor Alexandre Taleb, que desde 2004 participa anualmente do encontro representando o Núcleo de Telemedicina da FM, as experiências goianas foram muito bem recebidas pela comunidade internacional e deverão resultar em parcerias futuras, três delas já em fase adiantada de negociação, uma delas com uma instituição da Índia e outras duas com empresas de software dos Estados Unidos.

O Núcleo Telessaúde Goiás, informa seu coordenador, ocupa hoje lugar destacado no cenário nacional, com um desempenho dos mais atuantes no país. Acha-se instalado em 96 cidades goianas e conta atualmente com 168 pontos instalados, com um índice médio de utilização do sistema da ordem de 65% nas diversas atividades, predominantemente nos serviços relacionados a segunda opinião formativa e a qualificação profissional por meio de tele aulas.

Além do coordenador, professor Alexandre Taleb, participaram da reunião anual da ATA na Flórida o médico Gustavo Henrique Medeiros Queiroz que é supervisor do sistema e Jonatas Abreu Fernandes, analista de Redes e Comunicação de Dados do NUTTs.

 

Fonte: Imprensa FM/UFG