noticia1308744916_ORIG.jpg

Reitor quer expandir ação das Ligas Acadêmicas

Reitor da UFG Edward Madureira Brasil presidiu reunião nesta terça-feira, dia 21, na Faculdade de Medicina, para dar continuidade a discussões sobre o fortalecimento e ampliação das ações das Ligas Acadêmicas da FM, agora com maior apoio institucional e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

O reitor da Universidade Federal de Goiás, professor Edward Madureira Brasil, presidiu reunião nesta terça-feira, dia 21 de junho, na Faculdade de Medicina, para dar continuidade a discussões para o fortalecimento e ampliação da atuação das Ligas Acadêmicas da FM, agora com maior apoio institucional e em parceria com outras instituições, em especial a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia.

A reunião aconteceu a partir das 7:30h na Sala de Reuniões da FM, presentes também a pró-reitora de Graduação da UFG, professora Sandramara Matias Chaves, o diretor da Faculdade, professor Vardeli Alves de Moraes, o coordenador de Extensão da FM, professor Paulo Sérgio Sucasas Costa e, como convidado especial, o secretário municipal de Saúde de Goiânia, Elias Rassi, além dos coordenadores docentes e discentes de todas as Ligas da Faculdade.

Dando início aos trabalhos, o reitor lembrou que esta foi a terceira reunião sobre o assunto – as duas primeiras realizadas nos últimos 30 dias – todas provocadas por ele próprio com o objetivo de melhor visualizar as ações das Ligas Acadêmicas da FM, que têm na sua opinião um potencial muito grande, capaz de expandir suas atividades e melhor servir a sociedade e projetar mais amplamente as ações institucionais. Ele ressaltou que esta terceira reunião tornou-se mais propositiva com a presença do Secretário Municipal de Saúde, buscando uma parceria efetiva via atendimento do SUS- Sistema Único de Saúde.

O diretor Vardeli Alves de Moraes, por sua vez, citou que a atuação das Ligas é de suma importância, até porque na última avaliação do MEC, a FM obteve nota máxima no quesito extensão graças principalmente à atuação das mesmas. São 23 as Ligas Acadêmicas da FM, que atendem em média 62 mil pessoas por ano, mas, segundo ponderou o coordenador de Extensão da FM, professor Paulo Sucasas, muitas vezes sua ação fica emperrada no encaminhamento dos pacientes para atendimento no SUS, o que poderá se evitar com a parceria com a SMS.

O Secretário Municipal de Saúde salientou que essa parceria será muito bem-vinda, mas será preciso sincronizar as atividades entre as duas partes, sem o que poderia se prejudicar o trabalho de ambas. Para discutir possíveis soluções para este problema, na reunião foi criada uma comissão formada pelo coordenador de Extensão da FM, professor Paulo Sucasas, pelo professor Frederico Barra, como coordenador docente e Felipe Malta dos Santos, como coordenador discente, além de um representante da SMS a ser ainda definido.

Essa comissão deverá se reunir durante o próximo mês de julho e a partir de agosto serão retomadas as negociações com o reitor e demais representantes das três instituições – Reitoria, Faculdade de Medicina e Secretaria de Saúde de Goiânia - para nova rodada de negociações a fim de que a parceria se efetive ainda este ano e se estabeleça como ação continuada.

Source: Imprensa FM/UFG