
FM promove nova discussão sobre seu Projeto Pedagógico
A Sexta Reunião da Sub-Comissão de Reorganização Curricular da Faculdade de Medicina da UFG acontece esta semana, nos dias 14 e 15 de junho, para dar continuidade às discussões do novo Projeto Pedagógico da escola. O tema específico dessa rodada de discussões será Reorganização do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina e a oficina será realizada no Auditório, no primeiro dia nos períodos da tarde e da noite no segundo, durante todo o dia, encerrando-se após as 21 horas.
A coordenação dos trabalhos é da professora Fátima Maria Lindoso, vice-diretora da FM, que explica que desta vez, como na oficina anterior realizada no início de maio, haverá a participação especial da professora aposentada da UFPn Lea das Graças Anastasiou, especialista em consultoria para formação continuada de docentes e na revisão currículos universitários. Atualmente a professora paranaense se dedica à discussão de componentes da gestão de cursos para planejamento e execução dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação.
Segundo a professora Fátima Lindoso, as discussões sobre o novo Projeto Pedagógico da FM têm acontecido periodicamente com a presença dos docentes e dos discentes da escola, contando em oficinas especiais com a colaboração de especialista de fora, como é o caso da oficina desta semana. A professora aproveita para convidar os professores e alunos interessados a participarem das discussões, que têm como objetivos a consolidação dos eixos temáticos, identificar nos conteúdos das antigas disciplinas os níveis de abordagem necessários à fase do curso e ao perfil e, ainda, organizar o primeiro núcleo ou módulo.
A vice-diretora explica que a construção dos eixos temáticos está voltada para a interdisciplinidade, visando oferecer ao egresso condições de ensino e aprendizagem adequados à boa prática da medicina. Nessa discussão os eixos centrais serão quatro: Atenção integral à saúde individual e coletiva; Aquisição de habilidades em medicina; Interação comunitária; e Do estudante ao médico. Já os eixos paralelos são cinco: Níveis de atenção; Níveis de intervenção; Indivíduo-família-comunidade e sociedade; Determinantes bio-psicossociais; e Ético-humanístico.
Fonte: Imprensa FM/UFG