
Curso de Atualização em SF de São Luis realizado com sucesso
Trinta e nove profissionais de saúde, entre médicos, dentistas e enfermeiros, participaram do I Curso de Atualização em Saúde da Família de São Luis de Montes Belos, realizado na sexta-feira, dia 6 de maio, na Câmara Municipal daquela cidade. Esse curso de educação permanente, que contou com a participação de todos os integrantes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos municípios de São Luis e do vizinho Firminópolis, foi organizado pela Universidade Federal de Goiás, atendendo solicitação das equipes de ESF, Posto Central Dona Luzia e Posto Boanerges, locais onde se realiza o Internato Comunitário da UFG.
O planejamento, escolha dos temas e formato do curso foram definidos em fevereiro último no Campus de Firminópolis, quando as três professoras tutoras do PET – Edna Regina Silva Pereira, da Faculdade de Medicina, também coordenadora do PET São Luis; Cerise Castro, tutora do PET - Faculdade de Odontologia e Bárbara Rocha, tutora da Faculdade de Enfermagem - se responsabilizaram em convidar docentes de suas unidades para ministração do curso. A organização do mesmo foi compartilhada pela Pró –Reitoria de Graduação (PROGRAD) através da professora Marilda Shuvartz e contou ainda com o apoio dos diretores da Unidades e dos coordenadores dos Estágios.
O curso contou também com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de São Luis de Montes Belos, que disponibilizou espaço físico, refeições e material necessário para todos os participantes e foi transmitido em tempo real através de web conferência para todos os locais do interior onde existem pontos do Núcleo de Telessaúde da Faculdade de Medicina, além dos locais onde a UFG tem Estágio Comunitário.
Para a professora Edna Regina da FM, uma das organizadoras do evento, pode-se destacar a importância desse curso pelo seu pioneirismo e a parceria de unidades distintas da Universidade, evidenciando em especial a participação multiprofissional dos docentes, que deixaram seu trabalho rotineiro para se deslocarem até o interior para realizar palestras e participar de painéis. Segundo a professora, também relatora do curso, ao final pediu-se aos participantes uma avaliação do evento por meio de três pontos chaves: Que bom, Que Pena e Que tal.
Dessa avaliação surgiram como pontos positivos: a iniciativa de se realizar o curso; palestrantes ótimos, com objetivos claros e muita didática; temas pertinentes, bem escolhidos e relevantes quanto à realidade da Estratégia de Família e abordagem multiprofissional para discussão dos temas. Como sugestões de melhoria para futuras promoções, apontou-se principalmente tempo maior para as apresentações e consequente aumento da carga horária do curso; repasse das informações para as regionais e outras unidades de saúde; novos cursos e atualizações periódicas e novas abordagens com o tema específico saúde do idoso.
Fonte: Imprensa FM/UFG