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FM/UFG reestrutura seu Projeto Pedagógico

Uma reunião da Sub-Comissão de Reorganização Curricular da Faculdade de Medicina da UFG será realizada neste terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de maio, para apresentação do novo Projeto Pedagógico da FM, com a participação todos os professores e acadêmicos interessados.

Uma reunião da Sub-Comissão de Reorganização Curricular da Faculdade de Medicina da UFG será realizada neste terça e quarta-feira, dias 3 e 4 de maio, para apresentação do novo Projeto Pedagógico da FM, com a participação todos os professores e acadêmicos interessados. A abertura do encontro será hoje, dia 3, às 14 horas, na Sala de Reuniões da Faculdade, estendendo-se até as 16 horas, com o objetivo de discutir formas de melhoria do processo ensino-aprendizagem da FM/UFG.

A reunião que prosseguirá esta noite a partir das 19 horas e amanhã, dia 4, nos três períodos sempre no Auditório da FM, tem a coordenação do diretor, professor Vardeli Alves de Moraes e da vice- diretora e coordenadora do Curso de Medicina, professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, contando com a participação especial da professora aposentada da UFPr, Lea das Graças Anastasiou. A convidada atua em consultorias para formação continuada dos docentes e na revisão de currículos universitários e atualmente discute componentes da gestão de cursos para planejamento e execução dos Projetos Políticos Pedagógicos dos Cursos de Graduação.

Segundo a vice-diretora Fátima Lindoso, o atual Projeto Pedagógico da FM/UFG foi reestruturado em 2005 com base no Regimento Geral de Cursos de Graduação (RGCG/ UFG), na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC e este ano, como está sendo revisto o RGCG da universidade, a Faculdade de Medicina tem a oportunidade de repensar o Projeto Pedagógico do seu curso.

Ainda segundo a vice-diretora e coordenadora do Curso, na reavaliação do Projeto percebeu-se a necessidade de se associar a teoria com a prática, com alterações em pelo menos quatro áreas: implementar a metodologia ativa do ensino-aprendizagem na grade curricular; aprimorar o processo de avaliação com métodos que envolvam, além do cognitivo, o procedimental e o atitudinal; introduzir e ampliar conteúdos humanísticos e sociais no currículo; e, por fim, organizar as chamadas ‘áreas verdes’ (momentos livres), necessárias à melhoria da qualidade de vida do discente .

Source: Imprensa