
5 mil presentes à Colação de Grau da 53ª Turma da FM
Mais de cinco mil pessoas lotaram o Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, da Universidade Federal de Goiás na noite desta quarta-feira, dia 05 de janeiro de 2011, às 20 horas, para assistirem à colação de grau da 53ª Turma da Faculdade de Medicina. A Mesa Diretiva da cerimônia foi presidida pelo reitor Edward Madureira Brasil, tendo ao lado o diretor da FM, professor Vardeli Alves de Moraes e a pró-reitora de Graduação, professora Sandramara Matias Chaves.
E, ainda, o fundador da Faculdade de Medicina, médico Francisco Ludovico de Almeida Neto, que deu nome à 53ª Turma; o professor Alexandre Roberti, paraninfo; o ex-diretor da FM, professor Heitor Rosa, patrono; a professora Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, vice-diretora da FM; o professor Solemar Martins Marques, homenageado pela Turma e a funcionária da FM Edith Rodrigues Rocha, também homenageada pelos formandos.
Conforme o rito previsto para a solenidade, após a abertura formal dos trabalhos pelo Magnífico Reitor, os integrantes da Turma nº 53 fizeram o Juramento, tendo à frente o colega Vítor Simões de Oliveira. Em seguida deu-se a Outorga de Grau, com os formandos representados por Felipe de Moura Braga e Marília Moreira Guimarães.
A oradora da Turma, Raquel Rocha Machado, em seu discurso fez um breve relato dos obstáculos superados por todos, alunos, professores e familiares até aquele momento de colação de grau e pontuou também as sérias dificuldades que irão encontrar no exercício da profissão. Em seguida falou dos “Franciscos, Edwards, Heitores, Vardelis e outros”, numa referência especial ao fundador da Escola, ao Reitor, ao Ex-Diretor e ao atual Diretor, que contribuíram para que chegassem ao sonhado momento da colação de grau.
Por fim a oradora pediu aos colegas que não deixem enferrujar o ferro e o ânimo que os trouxe até ali, nem fiquem pela vida profissional afora parados apenas observando as fotos amareladas dos tempos de ideal e de sonho. Que antes estejam atentos a cumprirem sempre os compromissos assumidos durante a sua formação e ao término do curso, lutando por um mundo mais humano e com mais saúde e qualidade de vida para todos.
Na sequência discursou o paraninfo, professor Alexandre Roberti, que agradeceu pela honra de ter sido escolhido justamente pela primeira turma da qual foi professor, agradecimentos dirigidos primeiramente a Deus, aos seus próprios professores que o fizeram médico e professor e em especial aos alunos que o escolheram dentre tantos outros. Falou também dos laços de amizade que se criam entre professor e aluno e que certamente ficarão por toda a vida e terminou com a leitura de um poema, deixando aos formandos uma mensagem de otimismo e coragem que deve ser renovada a cada dia “na arte de ser médico, sempre voltado para o bem-estar do semelhante”.
O orador seguinte foi o professor Vardeli Alves de Moraes, diretor da Faculdade de Medicina, que anunciou que a solenidade de Colação de Grau tinha ainda outra conotação: o encerramento das festividades do Cinquentenário da FM, iniciadas em abril de 2010. Em seguida parabenizou os jovens médicos pela iniciativa de homenagearem em sua formatura a Escola que os graduou, contando a sua história ao longo de cinco décadas e principalmente prestigiando de forma especial o fundador da FM, Francisco Ludovico de Almeida Neto, que emprestou seu nome à Turma.
O diretor lembrou ainda que os formandos se beneficiaram ao longo do curso com o novo projeto pedagógico da Faculdade, tendo como meta a formação do médico generalista com um compromisso maior com a cidadania e senso de responsabilidade social, tendo como alvos a prevenção da doença e a promoção da saúde. Por fim lembrou aos médicos recém formados que tenham sempre em mente que sua missão não é simplesmente a cura da doença e sim a cura de uma pessoa e que a FM estará sempre de braços abertos a todos 114 novos médicos, que um dia possam voltar com docentes ou pesquisadores.
O passo seguinte da solenidade foi a leitura do Termo de Colação de Grau feita pela coordenadora administrativa da FM, Izildinha Alves Jorge para, na sequência, o Mestre de Cerimônias proceder à chamada nominal dos novos médicos para entrega do diploma e também os cumprimentos da Mesa Diretiva. Como de costume, os médicos pais dos formandos ou funcionários da FM, no presente ou no passado, foram convidados ao palco para eles próprios fazerem a entrega do diploma aos seus filhos.
Por fim, encerrando a solenidade, discursou o reitor Edward Madureira Brasil, cumprimentando os presentes e em especial os maiores responsáveis para a celebração daquele momento de êxito, ou seja, os próprios novos médicos, seus familiares, os professores e funcionários da Universidade, citando particularmente o diretor Vardeli Alves de Moraes e o ex-diretor, professor Heitor Rosa, a quem agradeceu pelo trabalho realizado e falou do prazer desfrutado em seu convívio.
Pediu um aplauso dos presentes aos professores da FM, responsáveis diretos pela formação dos jovens médicos e lembrou que foi a ousadia dos pioneiros como Francisco Ludovico, Colemar Natal e Silva e tantos outros que permitiu que se chegasse ao patamar de hoje, com a UFG com mais de cem opções de graduação e um número superior a 22 mil alunos e com cursos de Mestrado até nos Campi da Universidade no interior do Estado.
Finalmente o Reitor conclamou os novos médicos a aceitarem um desafio. Com a mesma coragem, ousadia e esforço que proporcionaram à UFG dobrar de tamanho nos últimos quatro anos e construir um novo Hospital das Clínicas, pediu o Reitor que os novos médicos aceitem o desafio de mudar a história da Saúde no Estado de Goiás, contando para isso com a parceria dele, Reitor, e de todos os cerca de dois mil professores e outros três mil servidores da Universidade, declarando em seguida encerrada a solenidade.
Clique aqui e veja a lista nominal dos novos médicos
Fonte: Imprensa FM/UFG