
Acadêmicos e médicos se reúnem no XII ECAM e I COGEM
A comunidade acadêmica da Faculdade de Medicina da UFG participa de 30 de setembro a 02 de outubro de dois eventos científicos, que serão realizados simultaneamente: o XII Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (ECAM) e o I Congresso Goiano de Ética Médica (COGEM), cuja programação se estenderá diariamente a partir das 8 horas, desta vez na sede Conselho Regional de Medicina (CREMEGO), à Rua T-28 nº 245, Setor Bueno –Goiânia.
A organização dos eventos é dos acadêmicos do terceiro ano do Curso de Medicina, como acontece deste o I ECAM em 1988, mas este ano, além de inovar com a realização simultânea do I COGEM, faz parceria com o CREMEGO buscando inovar na temática, com a abordagem de temas específicos do aspecto ético da profissão do médico. A coordenação docente dos eventos está a cargo dos professores Alexandre Roberti e Cacilda Pedrosa e a coordenadora discente é a acadêmica Maria Gabriela Gonçalves Caldas, que chefia a comissão organizadora.
Para os dois eventos são cerca de 500 inscritos provenientes da FM/UFG, da PUC/GO, da UniEvangélica e médicos do interior do Estado, além dos médicos do Conselho Regional, que só farão sua inscrição ao início dos trabalhos. Os participantes poderão escolher entre conferências, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos, estes últimos somando cerca de 140, sobre diferentes assuntos .
Ao final dos eventos, no final da manhã de sábado, dia 02, além da solenidade festiva de encerramento, haverá a premiação dos melhores trabalhos e homenagens, em especial ao professor Jofre Marcondes de Rezende, que é professor Emérito da Universidade Federal de Goiás.
TEMAS
As conferências, palestras e mesas redondas serão realizadas por professores de renome e convidados especiais e versarão sobre estes temas: Regulamentação da Profissão Médica no Brasil, Medicina e Ajuda Comunitária, Terapia Além da Alopatia, A Arte Clínica é Levar para Cada Paciente a Ciência Médica, Cuidados Paliativos no SUS –É Possível ? O Paciente Idoso e o Ensino Médico no Brasil e Encarando a Morte-Como Enfrentar Este Desafio?
E, ainda, Aspectos Bioéticos da Terminalidade, O Novo Código de Ética Médica e a Sociedade, Formação do Médico do Brasil para o Brasil, A Crise no Atendimento Médico de Urgência e Emergência, As Novas Descobertas na Medicina, Judicialização da Medicina, A Publicidade e o Médico, Transplante de Órgãos no Brasil, Incesto Polimorfo em Medicina e Hospital Universitário. Maiores informações podem ser obtidas no link dos eventos, no site da FM/UFG
Fonte: Imprensa FM/UFG