
Liga do Pulmão alerta sobre Doença Obstrutiva Pulmonar
Cerca de 250 pessoas da comunidade de Aparecida de Goiânia foram assistidas pela Liga do Pulmão da Faculdade de Medicina da UFG no Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) comemorado na terceira quarta-feira do mês de novembro último. Nesse dia, que este ano caiu no dia 18, foi realizada uma campanha na Praça da Matriz daquela cidade para chamar a atenção da população local sobre a DPOC, que é uma doença de alto impacto negativo na qualidade de vida das pessoas.
Naquele dia de conscientização os integrantes da Liga do Pulmão, sob a coordenação do Professor Marcelo Fouad Habari que dirige a Liga do Pulmão da FM/UFG, alertaram a população local sobre as formas de prevenção da doença, repassando informações e realizando exames de espirometria, que é específico para diagnóstico da DPOC. Das mais de 250 pessoas atendidas durante a campanha, foram feitos 56 exames específicos, dos quais 31 detectados como sugestivos da doença.
A DPOC atinge hoje no Brasil cerca de 7 milhões de habitantes e está classificada como a sexta causa de óbitos no mundo e a quinta no Brasil, atrás somente do infarto do miocárdio, câncer, acidente vascular cerebral e violência (acidentes e homicídios). No Brasil, trata-se da doença que apresentou o maior aumento percentual de mortalidade nos últimos 20 anos, alcançando um índice de crescimento da ordem de 301%.
A campanha realizada pelos acadêmicos e médicos integrantes da Liga do Pulmão junto à comunidade de Aparecida de Goiânia contou com o apoio da Sociedade Goiana de Pneumologia, do Projeto Rondon em Goiás, do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Imprensa FM/UFG