
Medicina em Concerto é destaque cultural do Troféu Jaburu 2009
O diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa, recebeu do Conselho Estadual de Cultura na noite desta terça-feira, dia 17 de novembro, Diploma de Destaque Cultural do Ano do Troféu Jaburu, que é a mais alta comenda do Estado de Goiás no âmbito da cultura, concedido pela realização do projeto cultural “Medicina em Concerto”. A entrega da premiação foi feita pelo governador Alcides Rodrigues Filho, em solenidade às 20 horas na Sala Dona Gercina do Palácio das Esmeraldas que contou com a presença de centenas de representantes do meio cultural e artístico goiano, que lotaram a casa.
O Troféu Jaburu, instituído há 29 anos para premiar anualmente pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram no ano anterior no campo da cultura ou na sua promoção, além do prêmio máximo que é o próprio troféu, concede a cada ano diplomas de Destaque Cultural e Medalhas de Mérito Cultural nas áreas de ciências humanas, memória, patrimônio histórico, artístico e cultural, artes visuais, artes cênicas, audiovisual, música e literatura. O nome jaburu, escolhido em concurso, representa ave típica do cerrado e a primeira premiação foi dada à poetisa Cora Coralina, em 1980.
O “Medicina em Concerto”, implantado pela direção da Faculdade de Medicina em março de 2007, recebeu o Diploma Destaque Cultural 2009 pelo incentivo que dá à musica e às artes no meio acadêmico, constituindo-se pioneiro nesse setor. Agora em sua terceira edição, apresenta mensalmente noite musical que visa oferecer ao público a oportunidade de apreciar uma boa música e, ao mesmo tempo, incentivar na comunidade acadêmica um interesse maior pelas atividades culturais, especialmente a música, estabelecendo ainda uma integração da academia com a sociedade goianiense.
Com entrada franca, o “Medicina em Concerto” já se torna uma tradição entre as atividades culturais e artísticas da cidade, com um público que é cada vez maior. O local é o Teatro Asklepiós da Faculdade de Medicina da UFG, que recebeu esse nome em homenagem ao deus da medicina na mitologia grega e no Império Romano. O teatro tem acesso pela Rua 235 no Setor Universitário e é considerado uma das melhores salas do gênero em Goiânia, com 380 lugares em modernas instalações, ambientação climática e recursos acústicos de alta tecnologia.
Fonte: Imprensa FM/UFG