
RESIDÊNCIA DA REUMATOLOGIA HOMENAGEIA PROFESSOR
Os 20 anos da Residência Médica em Reumatologia da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFG, completados nesta data, 18 de setembro, foram comemorados em cerimônia realizada no Anfiteatro da Escola a partir das 9 horas, com uma homenagem especial ao seu fundador, professor Nilzio Antonio da Silva . A solenidade, presidida pelo diretor da Faculdade de Medicina, professor Heitor Rosa, contou com a presença dos professores José Garcia Neto, diretor geral do HC, do professor Jofre Rezende Filho, sub-chefe do Departamento de Clínica Médica, de outros professores, ex-residentes e atuais residentes da Reumatologia.
Como coordenadora da Residência Médica em Reumatologia, a professora Josélia Rego saudou os presentes, em especial o homenageado e o médico Antonio Carlos Ximenes, atual diretor do Hospital Geral de Goiânia e colaborador do primeiro na construção da Residência Médica da FM/HC. A professora lembrou que tudo começou na Residência que hoje completa 20 anos com apenas seis leitos e que agora é um dos grandes serviços da instituição, cada vez mais presente e crescente e todos que por ali passaram muito receberam dos ensinamentos e da dedicação do mestre Nilzio Antonio da Silva.
Em seguida falou o professor Jofre Filho, como representante do Departamento de Clínica Médica , lembrando que o professor homenageado, ao longo de tempo, foi para todos que por ali passaram não apenas um membro ou um docente, mas um líder, um espelho e um verdadeiro mestre, “que dedicou toda a seu a vida a formar novos médicos, com toda grandeza e dedicação”. Já o diretor da HC, professor José Garcia, recordando-se que o professor Nilzio foi o patrono da sua turma , quando formanda , sempre tão querido pelos alunos e residentes e “certamente deixou o seu DNA na alma de todos os seus pupilos, que eram para ele como filhos”.
Na seqüência falou o diretor da FM, professor Heitor Rosa, citando que a homenagem ao professor Nilzio, embora simples, era marcada pela sinceridade, e lembrou que esteve presente na sua diplomação como docente na FM e como membro da Academia Goiana de Medicina, mas, certamente, a homenagem de hoje é a mais significativa, acrescentando que sua imagem estará sempre espelhada na Residência da Reumatologia. O diretor citou ainda a passagem bíblica dos leprosos, quando só um voltou para agradecer e ressaltou que nos tempos atuais lealdade e gratidão são coisas raras.
O diretor salientou também que o professor Nilzio deixa sempre a marca dos seus pés e da sua obra por onde passa, sendo um exemplo de conduta e dedicação para todos. Por esta razão, a Faculdade de Medicina se empenhou em solenizar esse momento de agradecimento, entregando–lhe o Certificado de Homenagem ao Mérito, “em nome do Conselho Diretor, de todo o corpo docente e discente e dos servidores, por sua dedicação à Faculdade de Medicina e ao ensino do curso de graduação”, registrando-se no certificado todo o reconhecimento da instituição.
Depois diretor falou o professor homenageado, ressaltando que a solenidade foi idealizada para homenagear a aniversariante, ou seja, a Residência de Reumatologia, mas agradeceu a generosidade dos amigos em transferir para ele a homenagem. Disse que toda a história daquele setor teve início com ele e o colega Antonio Ximenes no antigo Hospital Geral do Inamps. Depois, a convite do então chefe do Departamento de Clínica Médica, professor Heitor Rosa, veio para cá, com a responsabilidade instalar a Residência Médica e montar para ela uma estrutura moderna. Segundo disse, esse foi um trabalho árduo, mas prazeroso, sempre contando com a colaboração dos amigos. Concluiu dizendo que a Residência Médica tem a missão de burilar os profissionais, “e preparar melhor os melhores”.
Falou também a professora Josélia Rego, coordenadora da Residência em Reumatologia e organizadora da homenagem, que presenteou o homenageado e seu colaborador, médico Antonio Calos Ximenes, com uma planilha de fotos do dia a dia da Residência, além de um painel com fotos de todos os dirigentes,no período de 1989 a 2009. Por fim, o médico Antonio Ximenes, ao agradecer a homenagem, mencionou dois verbos : merecer e reconhecer, lembrando que raramente essas duas ações estão juntas, mas no caso do professor Nilzio, ambos os verbos têm de ser conjugados em seu sentido mais completo.
Para finalizar, o diretor da FM, professor Heitor Rosa, lembrou que a solenidade de homenagem não poderia se encerrar sem se resgatar à memória a atuação de outros professores que, como o professor Nilzio e o professor Antonio Carlos Ximenes, se dedicaram sem medir esforços à construção e ao crescimento da Residência em Reumatologia: o primeiro professor de Reumato, Jacob Gamarsk e o professor Udirce Rodrigues do Nascimento, já aposentado.
Fonte: Imprensa FM/UFG