
Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio
O suicídio, considerado um problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS), resulta de uma complexa interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, culturais e ambientais. Atinge não só o indivíduo, mas toda a sua rede de relacionamentos.
O suicídio pode ser entendido como um pedido desesperado de ajuda e é uma morte evitável, já que uma pessoa em risco de se matar, se for devidamente tratada, poderá encontrar novamente razões para viver.
O crescimento das taxas de suicídio no Brasil exige maior qualificação das equipes de saúde, de forma que ocorra a detecção precoce e o tratamento adequado de pessoas em risco de suicídio. Com essa preocupação, na Faculdade de Medicina da UFG existe o PATS- Programa de Estudos e Prevenção ao Suicídio e Atendimento a Pacientes com Tentativa de Suicídio, vinculado ao Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal.
Ele é constituído por equipe interdisciplinar (médica, residentes de Psiquiatria e psicólogas psicoterapeutas), com atendimento no Ambulatório de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC) e desenvolve ações de prevenção no âmbito da Universidade e em diferentes contextos da sociedade.O Programa cumpre, portanto, o que se encontra estabelecido nas Diretrizes Nacionais de Prevenção do Suicídio, preconizadas pelo Ministério da Saúde, em Portaria Ministerial n° 1.876 de 14 de agosto de 2006.
Equipe do PATS
Source: Imprensa FM/UFG