noticia1251815947.jpg_ORIG

Medicina de Viagem será tema de simpósio na FM

No período de 9 a 11 de setembro, será realizado na Faculdade de Medicina da UFG o I Simpósio Goiano de Medicina Internacional e de Viagem. Inscrições podem ser feitas junto ao CAXXIA.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Agentes Emergentes e Re-Emergentes (NUPEREME) e a Unidade Sentinela Centro de Referência em Medicina de Viagem (USCREMIVI) convidam para o I SIMPÓSIO GOIANO DE MEDICINA INTERNACIONAL E DE VIAGEM que será realizado entre os dias 09 e 11 de setembro de 2009. O local é o Teatro Asklepiòs da Faculdade de Medicina da UFG e o horário no período noturno, a partir das 19 horas.

O evento está aberto à participação de profissionais de saúde, acadêmicos e comunidade em geral. As inscrições poderão ser feitas no Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA) da FM – UFG, através do e-mail medicinadeviagem.hc.hdt@gmail.com ou a partir das 18 h no local do evento. Para se inscrever, o interessado deve pagar uma taxa no valor de 15 reais.

Para o coordenador do projeto, professor Marco Túlio Antonio Garcia Zapata, a Medicina Internacional e de Viagem faz parte de uma iniciativa de prevenção, controle e tratamento das doenças e agravos que possam acontecer durante ou imediatamente após uma viagem. E acrescenta: “Ela está intimamente relacionada à disseminação de doenças emergentes e re-emergentes em diversas situações (trabalho, estudo, turismo etc)”.

O professor explica que a Unidade Sentinela Centro de Referência em Medicina de Viagem – USCREMIVI -, criada para dar respaldo a viajantes nesse sentido, conta com um sistema de atendimento na Rede SUS, através do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC) e o Hospital de Doenças Tropicais (HDT).

Há também o Programa de Educação Continuada (PEC), com abrangência a todo o Estado de Goiás, que inclui estratégias de Informação, Educação e Comunicação, Telemedicina/Telessaúde e diversas modalidades de eventos científicos e outras atividades correlatas.

O simpósio sobre o tema contará com várias referências nacionais no campo da Medicina do Viajante, incluindo profissionais do Ministério da Saúde, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde. Entre os temas abordados estarão a prática da medicina do viajante, o papel do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS/MS), as imunizações e a atual pandemia de Influenza H1N1.

Fonte: Imprensa FM/UFG