
Diretor da FM/USP fala no XXI ECAM sobre Medicina da Viagem
Teve prosseguimento hoje, quinta-feira, dia 20, o XXI ECAM – Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina, que em seu segundo dia de programação teve como um dos pontos altos a palestra do professor doutor Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da USP, onde é docente na disciplina Doenças Infecciosas Parasitárias. Sua palestra aconteceu às 10 horas no Teatro Asklepiós da FM e teve como tema “Importância e Campo de Ação da Medicina Internacional e de Viagem no Mundo Contemporâneo” .
O professor Marcos Boulos, antes de sua palestra, foi apresentado aos presentes pelo diretor da FM/UFG, professor Heitor Rosa, que agradeceu a sua vinda, dizendo da satisfação e honra desta escola em recebê-lo e pediu para ele um aplauso especial mesmo antes da palestra, pelo seu aniversário celebrado na data de hoje. O professor iniciou sua fala mostrando a importância do tema, principalmente pelo número de epidemias que explodiu no mundo inteiro, entre elas a Influenza A, que é uma das grandes preocupações do momento.
O palestrante salientou ainda que dados da Organização Mundial da Saúde apontam que em 2005, por exemplo, registrou-se o número de 800 milhões de viajantes no mundo, dos quais 55 % em turismo e pelo menos 15 % a trabalho. Ele adiantou que as estatísticas mostram que menos da metade das pessoas que viajam se informam sobre doenças antes de viajar e por isso mesmo a maioria não adota medidas de prevenção.
Medicina da Viagem, segundo o palestrante, surgiu na década de 80, com o aumento do deslocamento populacional e hoje são muitos os centros especializados nesse tema pelo mundo afora, inclusive no Brasil. Os problemas de saúde dos viajantes mais comuns são relativos a doenças cardiovasculares, seguidas por acidentes automobilísticos, assassinato, afogamento e, por fim, doenças infecciosas.
Quanto à prevenção de doenças, o palestrante salientou que todo viajante deve ter o cuidado de fazer um consulta pré-viagem, para uma avaliação dos riscos e condições de exposição, além de estar atento às vacinas, que podem ser enquadradas em três grupos: as obrigatórias, as seletivas e as de rotina.
Aberto oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 19 de agosto, o XXI ECAM iniciou sua programação científica pela manhã, que se estendeu até o final da tarde, tendo como temática geral os recursos da telemedicina e sua aplicação na FM/UFG. A programação se estenderá até sábado, dia 22, quando acontecerá o VIII Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina (VIII ELA), para atendimento ao público.
Fonte: Imprensa FM/UFG