noticia1250802075.jpg

Diretor da FM/USP fala no XXI ECAM sobre Medicina da Viagem

Importância e Campo de Ação da Medicina Internacional e de Viagem no Mundo Contemporâneo - foi o tema da palestra do diretor da Faculdade de Medicina da USP, professor Marcos Boulos, no segundo dia da programação do XXI Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (XXI ECAM).

          Teve prosseguimento hoje, quinta-feira, dia 20, o XXI ECAM – Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina, que em seu segundo dia de programação teve como um dos pontos altos a palestra do professor doutor Marcos Boulos, diretor da Faculdade de Medicina da USP, onde é docente na disciplina Doenças Infecciosas Parasitárias. Sua palestra aconteceu às 10 horas no Teatro Asklepiós da FM e teve como tema “Importância e Campo de Ação da Medicina Internacional e de Viagem no Mundo Contemporâneo” .
          O professor Marcos Boulos, antes de sua palestra, foi apresentado aos presentes pelo diretor da FM/UFG, professor Heitor Rosa, que agradeceu a sua vinda, dizendo da satisfação e honra desta escola em recebê-lo e pediu para ele um aplauso especial mesmo antes da palestra, pelo seu aniversário celebrado na data de hoje. O professor iniciou sua fala mostrando a importância do tema, principalmente pelo número de epidemias que explodiu no mundo inteiro, entre elas a Influenza A, que é uma das grandes preocupações do momento.
          O palestrante salientou ainda que dados da Organização Mundial da Saúde apontam que em 2005, por exemplo, registrou-se o número de 800 milhões de viajantes no mundo, dos quais 55 % em turismo e pelo menos 15 % a trabalho. Ele adiantou que as estatísticas mostram que menos da metade das pessoas que viajam se informam sobre doenças antes de viajar e por isso mesmo a maioria não adota medidas de prevenção.
          Medicina da Viagem, segundo o palestrante, surgiu na década de 80, com o aumento do deslocamento populacional e hoje são muitos os centros especializados nesse tema pelo mundo afora, inclusive no Brasil. Os problemas de saúde dos viajantes mais comuns são relativos a doenças cardiovasculares, seguidas por acidentes automobilísticos, assassinato, afogamento e, por fim, doenças infecciosas.
Quanto à prevenção de doenças, o palestrante salientou que todo viajante deve ter o cuidado de fazer um consulta pré-viagem, para uma avaliação dos riscos e condições de exposição, além de estar atento às vacinas, que podem ser enquadradas em três grupos: as obrigatórias, as seletivas e as de rotina.
          Aberto oficialmente na noite desta quarta-feira, dia 19 de agosto, o XXI ECAM iniciou sua programação científica pela manhã, que se estendeu até o final da tarde, tendo como temática geral os recursos da telemedicina e sua aplicação na FM/UFG. A programação se estenderá até sábado, dia 22, quando acontecerá o VIII Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina (VIII ELA), para atendimento ao público.

Fonte: Imprensa FM/UFG