noticia1249953934.jpg_ORIG

XXI ECAM se realiza de 19 a 22 de agosto na FM

No período de 19 a 22 deste mês, realiza-se na Faculdade de Medicina da UFG o XXI Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (XXI ECAM). No mesmo período, simultaneamente, acontecerão o I Workshop de Telemedicina e o VIII Encontro das Ligas Acadêmicas da FM ( VIII ELA).

          A Faculdade de Medicina da UFG se prepara para realizar XXI Encontro Científico dos Acadêmicos de Medicina (XXI ECAM) no período de 19 a 22 de agosto, organizado pelos alunos do Curso de Medicina para mostrar os avanços científicos e discutir temas especiais ligados à área. Essa é uma promoção que acontece anualmente há duas décadas a cada edição com uma temática diferente e como este ano os acadêmicos escolheram mostrar as inovações existentes na sua escola, a maioria dos palestrantes faz parte do corpo docente da FM. O tema é Medicina – A Ciência da Inovação.
          Paralelamente ao XXI ECAM serão realizados dois outros eventos: o I Workshop de Telemedicina da Faculdade de Medicina da UFG e o VIII Encontro das Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina (VIII ELA), o primeiro evento será somente no dia 19 de agosto e o segundo, no dia 22 de agosto. Para o ECAM os alunos deverão inscrever sua participação junto ao Centro Acadêmico XXI de Abril (CAXXIA) por meio do site www.medicina.ufg.br/ecam, com o pagamento de uma taxa no valor de 60 reais. A inscrição para o I Workshop de Telemedicina será separada, embora no mesmo site, com a taxa no valor de 25 reais.
          Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Heitor Rosa, que este ano coordena o ECAM como presidente docente, o evento já é “uma bem estabelecida tradição, resultado do espírito vocacional dos alunos para uma das principais atividades médicas, que é o congresso”. Ainda segundo o diretor, “o ECAM é mais que um encontro, pois o seu preparo obedece a um ritual profissional, brilhantemente definido pelos estudantes. Basta ver a programação, sua forma e estrutura, além das atividades inovadoras e provocativas, que ultrapassam a modéstia do chamado encontro.”
          Contando com palestras, mesas redondas, rodas de debates, sessões clínicas e exposições, na programação científica do XXI ECAM serão abordados os seguintes temas: Telemedicina, Uso de Células Tronco em Cirurgia Plástica, A Realidade das DST no Brasil, Programa Epidemiológico da Copa do Mundo 2014, Imagens Moleculares, Radiologia Intervencionista, Emprego Terapêutico de Drogas Ilícitas, Medicina Internacional e de Viagem, Medicina, Estética e Beleza, Tratamento de AIDS no Mundo e Reposição Hormonal Anti-Envelhecimento.
          E, ainda, Robótica em Cirurgia, Prontuário Eletrônico do Paciente, DNA Forense, Reconstrução 3D de Baixo Custo de Imagens de Tomografia, Ambientes Virtuais e Dispositivos Robóticos de Reabilitação e Neurociência Computacional – Modelos Matemáticos de Motoneurônios e Controle Motor. Entre os palestrantes já confirmados figuram os professores Elder Rocha Lima –GO; George Santiago Dimech –DF; Marcos Ávila – GO; Marcos Boulos – SP; Marcos Fraga Vieira – GO; Rosane Figueiredo Alves – GO e Sylverson Porto Rassi – GO.
          Com relação I Wokshop de Telemedicina, está sendo realizado pela Comissão Organizadora do ECAM , sob a tutela do coordenador do Núcleo de Telemedicina de Goiás, professor Alexandre Taleb e será promovido durante todo o período do dia 19, constando a programação, em sua maioria, de videoconferências. Esse evento estará voltado especificamente para os professores do corpo docente da FM, mas será permitida a participação de outros profissionais e de acadêmicos.
          Já o VIII Encontro das Ligas Acadêmicas será realizado somente no sábado, dia 22 de agosto, e destina-se ao atendimento da população. Promovido em parceria com o SESC, acontecerá no período das 8 às 14 horas no Sesc Faiçalville e está previsto o atendimento de cerca de quatro mil pessoas, que contarão com os serviços das 21 Ligas Acadêmicas da Faculdade de Medicina, com campanhas de prevenção e de conscientização nas respectivas áreas e com programas específicos para todas as faixas etárias. Entre os serviços estão previstos testes de glicemia, testes oftalmológicos, aulas de alongamento, prevenção de câncer de pele e de colo de útero, culinária diet para diabéticos, avaliação da marcha e prevenção de DST.

 

Source: Imprensa/UFG