
Mesa redonda encerra Ciclo de Seminários para Jornalistas
Uma mesa redonda com a participação de jornalistas representantes de diversos veículos de comunicação da Capital encerra na próxima sexta-feira, dia 10, o Ciclo de Seminários sobre Temas Médicos para Profissionais da Imprensa promovido pela Faculdade de Medicina da UFG. O Ciclo teve início no dia 8 de maio último, estendendo-se até este mês com a realização de oito seminários, cada um sobre um tema específico e foi realizado semanalmente às sextas-feiras, sempre das 10 às 12 horas, em uma sala de aula da FM.
Com 40 jornalistas e 10 acadêmicos do último período do Curso de Jornalismo inscritos, o Ciclo de Seminários foi idealizado pela direção da FM com o objetivo de oferecer aos participantes subsídios para uniformização da linguagem médica e os assuntos relacionados com a tecnologia, pesquisa, assistência e ética, visando facilitar a transmissão da informação para o público em geral.
Segundo o diretor da FM, professor Heitor Rosa, essa discussão foi importante uma vez que os temas e termos médicos geralmente são de difícil compreensão e até polêmicos, dificultando o trabalho do jornalista. As exposições temáticas foram proferidas por profissionais de reconhecida competência acadêmica, seguidas de debates. Os participantes receberam também material bibliográfico relativo a cada tema.
Os oito temas selecionados para abordagem nos Seminários foram Linguagem Médica: Uso Correto dos Termos Médicos; Pesquisa Médica-Do Laboratório ao Consultório; O Impacto das Novas Tecnologias na Atenção Básica à Saúde; O Hospital das Clínicas da UFG –Ações e Serviços Desconhecidos pela Imprensa; Serviço Único de Saúde: Avanços e Desafios; Transplantes de Órgãos- Indicações, Técnicas, Aspectos Operacionais e Éticos; Células Tronco - Fatos e Mitos; e O Conselho Regional de Medicina- Bioética e Imprensa.
A mesa redonda proposta para encerrar o Ciclo de Seminários sobre Temas Médicos para Profissionais da Imprensa será realizada com a participação de jornalistas representantes do setor de radio, TV, jornal e assessoria de imprensa, além de um estudante, com a presença de todos os palestrantes. Conforme o diretor da FM, esta etapa final será de suma importância para avaliar o Ciclo, seu grau de validade, a pertinência do temas abordados e, se for o caso, a conveniência de novas promoções.Os jornalistas, ao final do Ciclo, receberão Certificado de Participação fornecido pela Faculdade de Medicina.
Fonte: Imprensa/FM/UFG