noticia1246484071.jpg

Oficina de Desenvolvimento Curricular teve a participação de 28 docentes

A Oficina de Desenvolvimento Curricular que aconteceu no final de junho último na Faculdade de Medicina da UFG, ministrada pelo professor Valmes Bollela, da UNICID e USP, foi a segunda realizada este ano, dentro do Programa de Desenvolvimento Docente da Faculdade.

          Vinte e oito docentes da Faculdade de Medicina da UFG, especialmente dos Departamentos de Pediatria, de Clínica Médica, Cirurgia, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia, Moléstias Infecciosas e Saúde Coletiva, participaram nos dias 26 e 27 de junho último da Oficina sobre Desenvolvimento Curricular, ministrada pelo professor Valdes Bollela, da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) e Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (USP-RP). A oficina fez parte do Programa de Desenvolvimento Docente que a FM vem desenvolvendo com o objetivo de incorporar às práticas curriculares novos métodos de ensino.

           Com atividades durante todo o período, no primeiro dia, 26, os professores desenvolveram conhecimentos e habilidades sobre Currículo Médico, em especial modelos de currículo, currículo baseado em competências e avaliação de currículo, por meio de trabalhos em grupo e exercícios de simulação. Além dos docentes da FM, participaram da oficina dois estudantes do curso.

          No segundo dia, 27, a Oficina sobre Desenvolvimento Curricular foi destinada à participação exclusiva dos professores do Departamento de Pediatria e Puericultura da FM e contou com a presença de 22 docentes, que se dedicaram ao aprimoramento do programa baseado em competências adquiridas ao longo curso. As atividades tiveram como paradigma o projeto de intervenção da professora Alessandra Vitorini Naghetine, do Departamento de Pediatria, no Programa FAIMER/Brasil.

          A Oficina de Desenvolvimento Curricular realizada no final de junho é a segunda atividade de capacitação do Programa de Desenvolvimento Docente da FM/UFG em 2009 e teve a coordenação geral da professora Edna Regina Silva Pereira, que é coordenadora do Internato da FM. Sua realização foi respaldada na oficina anterior realizada em abril deste ano, voltada para metodologias ativas de ensino.

Source: Imprensa/FM/UFG