
Reitor da UFG fala à FM de proposta para reeleição
O reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, que conclui seu mandato em dezembro deste ano e é candidato à reeleição, esteve na manhã desta terça-feira, dia 16, na Faculdade de Medicina da UFG para uma reunião com toda a comunidade acadêmica da unidade – professores, alunos e servidores - e falar de suas propostas de trabalho, caso se reeleja para novo mandato. A votação será no próximo dia 24 e a posse se dará no dia 1º de janeiro de 2010, para novo período de gestão de quatro anos à frente da UFG.
Candidato único à reeleição, o reitor veio acompanhado do seu companheiro de chapa na vice-reitoria, professor Eriberto Francisco B. Marin e disse aos presentes que veio para conclamar o apoio da FM à sua reeleição, mas também ouvir seus interlocutores, como tem feito em todos os segmentos da Universidade, a fim de que toda a comunidade possa apresentar sugestões para o novo mandato.
Questionado de início pelo diretor da FM, professor Heitor Rosa, sobre qual será sua prioridade máxima na próxima gestão, o reitor respondeu que hoje se vive na UFG um momento muito diferente do que se vivia antes. Segundo disse, há agora um reforço muito grande na ampliação do quadro docente, já que a Universidade deverá iniciar 2010 com cerca de 70% do quadro renovado, em relação a 2006.
Lembrando que a melhoria da estrutura física é essencial, mas já se acha em curso, Edward salientou que a grande ameaça da UFG hoje está no seu quadro técnico-administrativo e por isso será uma prioridade, acrescentando que a solução nesse sentido também já está em curso nas esferas competentes. Portanto, conforme disse, “essa é à hora de a UFG pensar o seu papel na sociedade, ou seja, o que a Universidade, que completa ano que vem 50 anos, deverá fazer nos próximos 50 anos para promoção da sociedade”.
Com relação à Faculdade de Medicina particularmente, o reitor disse que a prioridade será a construção do novo Hospital Universitário. E indagado por uma aluna sobre quando virá a UFG Júnior, ele respondeu que recentemente, depois de muita luta, o Conselho Universitário aprovou a criação de empresas júnior dentro da Universidade e que já há uma estrutura montada para dar seguimento a essa idéia.
O reitor apontou ainda entre suas principais metas continuar a conquistar espaço para a UFG em Brasília e no âmbito nacional e lutar para melhoria e ampliação do quadro com a respectiva melhoria salarial, ampliar as condições de segurança dentro e nas imediações das unidades da UFG. Nesse sentido, adiantou que via licitação, está sendo contratada empresa para prestação de serviços de qualidade, inclusive com segurança eletrônica.
Outra meta prioritária apresentada pelo reitor para o seu novo mandato será transformar e Biblioteca no verdadeiro centro da UFG, fazendo dela um espaço de cultura, de saber e de troca de idéias. E anunciou que em breve o Campus I, na Praça Universitária, terá a sua própria Biblioteca. Por fim ressaltou o reitor que, se há mérito na sua gestão, deve-se principalmente à atuação da equipe, pois é ela a espinha dorsal de toda a estrutura. Por isso, segundo disse, em seu futuro mandato a equipe deverá ser a mesma, “apenas com algumas substituições aqui e ali, motivadas por razões diversas”, concluiu o reitor.
Fonte: Imprensa/FM/UFG