
Fiocruz vai republicar dois artigos da Revista Goiana de Medicina
Dois artigos publicados na Revista Goiana de Medicina, um deles de autoria do Professor Emérito da Faculdade de Medicina da UFG Joffre Marcondes de Rezende, serão republicados em livro comemorativo para o Centenário da Descoberta da Doença de Chagas que está sendo elaborado pela Fundação Oswaldo Cruz, com sede no Rio de Janeiro. O artigo escrito pelo professor Joffre Marcondes, intitulado Megaesôfago por Doença de Chagas, foi publicado na revista goiana em 1956, com 17 páginas.
O segundo artigo, também publicado na Revista Goiana de Medicina em 1956, intitula-se Patogênese dos Megas, contém nove páginas e é de autoria de F. Köberle. Os dois artigos foram selecionados entre centenas de publicações sobre a Doença de Chagas nos mais diversos periódicos nacionais e internacionais e foram escolhidos porque são considerados clássicos e referenciais no assunto.
O artigo de autoria do professor Joffre refere-se à classificação do megasôfago que há vários anos é adotada por todos os pesquisadores e médicos brasileiros e estrangeiros. Quanto ao artigo de F. Köberle mostrou como se processa a desnervação do esôfago e a produção da sua dilatação (mega).
Segundo fonte da Editora Fiocruz, o objetivo do livro comemorativo do Centenário da Descoberta da Doença de Chagas é delinear o campo científico aberto com a descoberta da Doença de Chagas. Ele deverá reunir, republicando em versão fac-similar, 15 trabalhos considerados clássicos e de autoria de cientistas tidos fundadores das questões centrais para a pesquisa e o controle da endemia.
O professor e escritor Joffre Marcondes de Rezende, como docente da FM, sempre se destacou no ensino, pesquisa e extensão na área de gastroenterologia e Doença de Chagas. Tem 81 trabalhos científicos publicados em vários idiomas e foi fundador e diretor da Revista Goiana de Medicina.
Por outro lado, deve-se assinalar a importância da Revista Goiana de Medicina como uma publicação de referência na pesquisa da Doença de Chagas. A revista goiana, editada pela Universidade Federal de Goiás, foi citada duas vezes entre os 15 trabalhos selecionados para republicação no livro que está sendo preparado pela Fiocruz.
Fonte: Imprensa/FM/UFG